Gatos podem sofrer queimaduras pelo frio?
Gatos podem sofrer queimaduras pelo frio?
Os gatos são suscetíveis a queimaduras pelo frio, assim como os humanos e outras espécies animais. Embora seus casacos de inverno ajudem a protegê-los, até certo ponto, os gatos são propensos a ficar com muito frio em temperaturas extremas. É possível que você esteja se perguntando o que pode fazer para ajudar os felinos que são vadios ou briguentos a sobreviverem ao inverno. Infelizmente, nem todos sobrevivem.
É bom saber que o congelamento não é prevalente em gatos, talvez porque os gatos sejam adeptos a encontrar áreas para se abrigar. Se o seu gato estiver do lado de fora, é importante garantir que ele esteja na melhor segurança possível. O que você precisa aprender sobre os perigos do congelamento para gatos.
Autor: Julia
O que é queimadura pelo frio em gatos?
O congelamento pode ser descrito como uma lesão no tecido e na pele causada pela exposição a temperaturas extremamente baixas. Em gatos, a condição geralmente afeta as extremidades, bem como áreas do corpo que têm pelos finos, incluindo orelhas, olhos, nariz, bem como as pontas da cauda e as patas. O fluido dos tecidos pode inchar e então congelar, o que pode dificultar a circulação. Se for grave o suficiente, os efeitos do congelamento podem causar danos irreparáveis ao tecido, o que pode causar a perda de um membro ou qualquer outra parte do corpo.
Sintomas de congelamento em gatos
Os sintomas de congelamento diferem dependendo da localização, bem como da extensão da lesão. A área afetada pelo congelamento estará fria e também pode parecer seca ou dura. A área tocada resultará em dor para o gato. Pode haver úlceras ou bolhas na superfície. Existe a possibilidade de que a aparência da sua pele esteja descolorida. Pode parecer azul, cinza ou clara. Se ocorrer dano significativo, a pele pode ficar escura, o que pode ser uma indicação de que ocorreu necrose (morte do tecido). 1 Também é possível notar que seu gato está se escondendo ou está agindo fora do seu comportamento normal.
Sintomas
- A pele fica fria e pode estar firme
- Sensibilidade ou dor
- Inchaço
- Úlceras ou bolhas
- A pele pode ficar descolorida (pode parecer cinza, azul ou até mesmo pálida)
- Pele preta ou morta (necrose)
- Andar com dificuldade (se as patas estiverem comprometidas)
- Limpeza indesejada, limpeza excessiva ou estresse ao fazer a limpeza
Causas de congelamento em gatos
A condição ocorre quando um gato é exposto a temperaturas frias por períodos prolongados de tempo. Isso pode ser causado por ficar em temperaturas congelantes ou perto de uma área gelada. A exposição a águas frias e congelantes pode causar hipotermia (baixas temperaturas do corpo), bem como congelamento. É muito provável que ocorra se os gatos caírem em água ou lagoa congelada. O congelamento e a hipotermia podem se desenvolver mais rapidamente se o pelo estiver úmido.
Hipotermia
Se um gato ficar com frio o suficiente, o fluxo sanguíneo será desviado para o coração para ajudar a manter o calor e proteger órgãos vitais. Também reduz o fluxo sanguíneo para as extremidades, como as orelhas, as patas e a cauda. Os tecidos e os fluidos dentro das extremidades podem começar a congelar e levar à destruição do tecido.
Contato direto prolongado com frio
Pode ocorrer congelamento em uma área do corpo se estiver em contato com um objeto frio ou água fria, mesmo no caso de o gato estar operando em temperaturas corporais normais. As superfícies mais perigosas são gelo, neve e metal frio. O contato direto com uma superfície pode causar congelamento dos tecidos e resultar em ferimentos significativos. É possível ter congelamento no caso de bolsas de gelo serem colocadas para tratar a pele diretamente.
Diagnosticando Congelamento em Gatos
Se você acha que seu gato está sofrendo de hipotermia ou congelamento, consulte seu veterinário imediatamente. Não tente tratar congelamento sem uma prescrição específica do seu veterinário. Você deve agir rapidamente para impedir mais danos aos tecidos. Se não for tratada, o congelamento pode resultar em infecções e, possivelmente, na destruição de partes do corpo.
Após um exame exaustivo , o veterinário avaliará se algum exame adicional é necessário. Estes podem ser testes de sangue para identificar um problema interno causado por hipotermia. Se você suspeitar de uma infecção, o veterinário pode coletar amostras para enviar uma pomada e testar a sensibilidade.
Aviso
Se você suspeitar que tem queimadura por frio ou hipotermia, leve o gato para um espaço mais quente. Não massageie a área do ferimento, pois isso pode causar danos aos tecidos. Use toalhas ou cobertores quentes, no entanto, não aplique calor diretamente ou aplique medicamentos tópicos (incluindo secadores de cabelo). Ligue para o seu veterinário imediatamente para obter mais informações.
Tratamento
O veterinário que você consultar pode recomendar vários tratamentos com base na gravidade e extensão do congelamento. O congelamento é uma situação extremamente desconfortável , portanto, seu médico pode começar com o alívio da dor. As outras opções consistem em:
- O cone (colar eletrônico) para evitar sangramento na área da lesão.
- Técnicas de aquecimento (se a área do gato permanecer fria ou se o gato estiver sofrendo de hipotermia), por exemplo, fluidos quentes no sistema intravenoso
- Antibióticos para tratar infecções de tecidos danificados
- O uso de medicamentos tópicos pode ajudar na cura e proteção da área afetada.
- O procedimento consiste em cortar o tecido lesionado (pode envolver uma amputação)
Às vezes, é necessária uma internação hospitalar para felinos que sofrem de congelamento grave ou moderado. Siga as instruções do seu veterinário sobre cuidados domiciliares e visitas subsequentes depois que seu gato estiver em casa. Evite que seu gato saia de casa até que os ferimentos estejam curados e o clima esteja quente.
Prognóstico para congelamento em gatos
A boa notícia é que os gatos geralmente se recuperam de queimaduras pelo frio, desde que sejam tratados por um veterinário com os devidos cuidados. Mas, infecções graves podem ocorrer e até mesmo causar a morte em casos graves. Danos permanentes podem ocorrer, particularmente se a queimadura pelo frio foi extremamente grave. É possível que o gato precise ter o membro ou área afetada removido cirurgicamente. Se o membro foi perdido, tenha certeza de que os gatos podem se adaptar gradualmente à vida em três patas com uma pequena ajuda do dono.
Como prevenir queimaduras pelo frio
O melhor método para impedir o congelamento em gatos é confiná-lo dentro de casa em climas mais frios. Se seu gato for forçado a sair de casa, dê a ele um abrigo confortável que tenha acesso a água e também a comida.
Faça o melhor para proteger seu gato durante o tempo frio . Se a temperatura estiver abaixo de zero, e a temperatura estiver muito baixa, certifique-se de que seu gato seja mantido dentro de casa ou limite a duração da supervisão externa para 5 minutos. Se você estiver do lado de fora, certifique-se de evitar que seu animal de estimação fique em superfícies frias ou ande em direção a corpos d’água congelados.
Um casaco ou suéter apropriado ajudará a prevenir a hipotermia geral, e botas podem ajudar a proteger os pés. Mas, a maioria dos gatos se recusa a usar todos eles, especialmente sapatos. Não use roupas em seu gato que está ao ar livre sem supervisão, porque as roupas podem ficar presas em objetos e até mesmo pegar o gato.
Considere manter um kit de primeiros socorros para seu animal de estimação disponível, com cobertores frios.
Se você acredita que seu animal de estimação pode estar doente, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Quando você tem problemas de saúde, é melhor falar com seu veterinário, pois ele examinou seu histórico médico do animal de estimação e poderá fazer as recomendações mais apropriadas para seu animal de estimação.
- Frostbite entre gatos em highland os sinais e como fazer. Centros de Atendimento Veterinário de Emergência.
Post Comment