×

Amiloidose renal em gatos

Amiloidose renal em gatos

Amiloidose renal em gatos

Amiloidose renal em gatos – Causas, tratamento e prevenção

A amiloidose do sistema renal pode ser uma condição fatal que resulta do aumento de proteínas anormais nos rins do seu gato. Os sinais e sintomas da amiloidose renal podem ser comparados aos sinais de outros distúrbios renais, mas geralmente não são aparentes imediatamente. Os sintomas comuns incluem infecções frequentes do trato urinário , sede excessiva e vômitos . Visite o veterinário do seu gato se suspeitar da presença de algum problema renal. 

A amiloidose renal ocorre com mais frequência entre os felinos abissínios e siameses , sendo bastante rara entre outras raças. No entanto, todos os gatos podem ser afetados pela doença. Para diagnosticar a amiloidose renal, seu veterinário realizará um exame extenso e também realizará um raio-X e biópsias . Não há cura para a amiloidose renal. No entanto, os sintomas podem ser controlados tomando medicamentos ou tratamento dietético. O prognóstico para essa condição não é bom , no entanto, certas precauções podem prolongar a vida útil do seu gato.

Autor: Julia

O que é amiloidose renal?

Amiloidose renal refere-se ao acúmulo de uma proteína defeituosa chamada “amiloide”, ao redor das células renais. À medida que o amiloide se acumula nos tecidos renais, ele é capaz de deslocar células normais e pode causar sérios danos aos órgãos. 

O amiloide pode causar inflamação no rim, o que dificultará o funcionamento normal do rim, o que faz com que os gatos liberem proteínas importantes pela urina. Quando a proteína é saudável, os gatos ficam menos protegidos da coagulação sanguínea, bem como do acúmulo de líquido abdominal e nas pernas. 1 Se a amiloidose renal não for tratada, a condição pode resultar em morte e falência total dos órgãos.

Sintomas de amiloidose renal em gatos

Os sinais e sintomas da amiloidose renal são idênticos aos de outros distúrbios renais em gatos, mas nem sempre aparecem de forma clara. Se seu gato começar a apresentar comportamento desconfortável ou desconforto, leve-o ao veterinário.

Sintomas

  • Micção e sede excessivas
  • Tenda na pele
  • Perda de peso e vômitos
  • Membros inchados
  • Úlceras orais

Sede e micção excessivas

Gatos com amiloidose renal podem ser capazes de esvaziar suas tigelas de água mais rápido do que o normal ou procurar água de fora da tigela, incluindo copos, banheiras de pássaros e até mesmo a pia do banheiro. Muita sede é acompanhada por micção excessiva devido ao fato de que os rins danificados não conseguem concentrar e armazenar adequadamente a urina. Gatos que bebem muito e urinam com mais frequência porque o gato não consegue saciar sua sede.

Tenda de pele

A desidratação que ocorre devido à amiloidose renal pode fazer com que a pele do gato se torne uma “tenda”, o que significa que se a pele for puxada para cima pelo pescoço e lentamente removida do corpo humano, ela formará uma “tenda” em vez de cair de volta ao seu lugar normal. 2

Vômito e perda de peso

A perda de peso é comum em donos de gatos com amiloidose renal, seja devido ao processo de vômito ou à incapacidade de comer. O acúmulo de resíduos que rins saudáveis ​​seriam capazes de filtrar pode fazer com que um gato fique muito doente ao comer. Eles podem parar de comer ou começar a sentir náuseas. 1

Membros inchados

A amiloidose renal pode fazer com que as pernas de um gato aumentem de tamanho. Como o amiloide pode fazer com que os níveis saudáveis ​​de proteína no sangue fiquem baixos, pode ser observado acúmulo de fluidos nas pernas, bem como no sistema linfático.

Feridas orais

Os rins de uma pessoa que sofre de uma doença podem causar o acúmulo de compostos de nitrogênio na corrente sanguínea, o que pode causar úlceras na boca. Os sinais de úlceras na boca consistem em sangramento na boca, salivação excessiva e diminuição do apetite causada por dor na cavidade oral.

Causas da amiloidose renal

Muitos fatores podem causar amiloidose renal entre gatos. Há uma variedade de causas que podem causar amiloidose renal em. A estrutura anormal da proteína pode ser o resultado de uma mutação genética que causa uma condição hereditária dentro da linhagem de árvores genealógicas para felinos.

  • Genética Certas espécies de gatos têm um risco maior de desenvolver amiloidose renal do que outras raças, no entanto, as causas exatas da doença ainda não são compreendidas. Acredita-se que os gatos abissínios e siameses sejam geneticamente predispostos a desenvolver amiloidose no rim. Essas raças são propensas à amiloidose renal que pode ser herdada. 3
  • Idade Gatos semelhantes aos abissínios e siameses são mais propensos a ter amiloidose precocemente espontaneamente. A maioria dos gatos que sofrem de amiloidose tem mais de 7 anos. No entanto, o diagnóstico pode acontecer a qualquer momento durante a vida de um gato. A chance de ter amiloidose aumenta à medida que o gato envelhece. Alguns gatos siameses que têm amiloidose genética podem ser identificados entre as idades de 1 a 4 anos. 4 Na maioria das vezes, esses gatos não sofrem de nenhuma condição pré-existente relacionada à inflamação. 5
  • Uma condição pré-existente: Qualquer condição ou doença que cause inflamação nos rins pode aumentar o risco de um gato desenvolver amiloidose no rim. A doença renal crônica também foi associada à condição de amiloidose renal.

Diagnosticando Amiloidose Renal em Gatos

Pode ser difícil diferenciar a amiloidose renal em gatos com outras doenças renais, e os sinais de amiloidose renal podem ser atribuídos a outros distúrbios de órgãos felinos. É ainda mais complicado devido à realidade de que a amiloidose renal é extremamente rara entre gatos. Se você notar que o rim do gato está entre os mais afetados de todos os órgãos afetados Seu veterinário pode pensar que a amiloidose é a causa e conduzir investigações. 

O simples ato de tocar os rins ou olhá-los em um raio-x provavelmente não é suficiente para determinar a causa. A única maneira de um diagnóstico confiável é possível por uma biópsia do rim. Uma biópsia pode revelar que há amiloide que pode ser encontrado após a morte.

Tratamento

Não há tratamento para a condição em gatos que causa amiloidose renal. 3 Gerenciar os sintomas pode prolongar a vida do seu gato, bem como reduzir a progressão da doença, no entanto, não há um tratamento que possa parar ou reverter o acúmulo de proteína amiloide. O tratamento para o desconforto pode consistir em administração de fluidos, ajustes na dieta, medicamentos anti-inflamatórios, bem como medicamentos para outros problemas, como pressão alta. 4

Prognóstico para gatos com amiloidose renal

A perspectiva para gatos que sofrem de amiloidose renal não é ótima. A maioria dos gatos que sofrem de rins danificados ou com insuficiência vive menos de um ano. Alguns gatos, que não são tão afetados, podem prolongar suas vidas com medicamentos e terapia nutricional, o que pode levar a um aumento na expectativa de vida para o normal. É possível fazer isso quando seu gato nunca teve um problema renal. 4

Como prevenir a amiloidose renal

A melhor maneira de parar a amiloidose renal é verificando de perto a condição do seu animal de estimação. Os veterinários são obrigados a avaliar regularmente os gatos abissínios e siameses para detectar amiloidose no rim. Embora não se saiba a causa dessa condição quando os sintomas da amiloidose renal são detectados precocemente, o progresso pode ser prevenido. 1 Exame anual de sangue para gatos em seus primeiros anos e exames anuais duas vezes para gatos mais velhos são recomendados para monitorar a saúde dos rins.Perguntas frequentes

  • Amiloidose renal e doença renal são comuns em gatos?A condição não é prevalente em gatos. Mas no caso de um gato abissínio ou siamês, é mais provável que seja diagnosticado. Verifique qualquer gato para indícios de doença, no entanto, fique atento às duas raças.
  • A amiloidose renal tem cura?É lamentável que a condição não possa ser tratada. Os veterinários podem implementar medidas específicas para melhorar a qualidade de vida do gato, no entanto, não se pode supor que um gato consiga durar muito tempo após ser diagnosticado.
  • Qual é o motivo pelo qual meu gato urina com frequência?A condição pode levar ao excesso de micção entre gatos devido aos rins que estão prejudicados e não conseguem absorver adequadamente os nutrientes certos. Isso significa que toda vez que seu gato precisa fazer xixi e urinar, ele está liberando proteínas e vitaminas vitais que seu corpo não sabe como manter no padrão regular de micção. Entre em contato com um veterinário imediatamente quando isso ocorrer.

Se você acha que seu animal de estimação pode estar doente, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Quando você tem preocupações de saúde, é melhor falar com seu veterinário, já que ele examinou o histórico de saúde do seu animal de estimação e poderá fazer as melhores sugestões para ele.

Fontes do artigo

  1. Doença Renal Crônica . Cornell Feline Health Center.
  2. Reconhecendo os sinais de doença em gatos . Hospitais VCA.
  3. Amiloidose renal . Cornell Feline Health Center.
  4. Amiloidose em gatos. Hospitais VCA.
  5. Genova, F., Nonnis, S., Maffioli, E. e outros. Análises multiômicas de gatos abissínios que têm depósitos amiloides do rim primário . Sci Rep 11, 8339, 2021. doi:10.1038/s41598-021-87168-0

Post Comment