Infecções respiratórias superiores em gatos
Infecções respiratórias superiores em gatos – Causas, tratamento e prevenção
As infecções do trato respiratório superior são frequentes em gatos, particularmente filhotes, bem como gatos de abrigo. Elas podem causar coriza, irritações na garganta, geralmente são bem resolvidas tomando antibióticos, bem como tratamento de suporte. Certos gatos podem ficar doentes, no entanto, os casos mais graves podem levar à pneumonia. As vacinas protegem seu gato de doenças respiratórias, bem como diminuem a intensidade de quaisquer infecções que aconteçam.
O que é uma infecção respiratória superior?
O termo “infecção respiratória superior” é um termo amplo usado para descrever uma gama de condições que podem se manifestar isoladamente ou como uma combinação. Em termos gerais, todas as doenças têm uma série comum de sintomas que atingem principalmente aqueles com trato respiratório superior (ou seja, garganta e nariz).
Sintomas de infecções respiratórias superiores em gatos
Os sinais e sintomas de infecção respiratória superior em gatos diferem em gravidade e geralmente incluem um ou todos estes:
Sintomas
- Febre
- Secreção nasal
- Espirros
- Olhos com um sorriso
- Olhos avermelhados (conjuntivite)
- Estrabismo
- Tosse
- Voz rouca
- Ronco
- Babando
- Engasgo
- Respiração rápida
- Perda de apetite
- Letargia
Infecções do trato respiratório superior afetam diretamente a garganta, o nariz e os pulmões. Além disso, o corpo de um gato pode reagir com o aparecimento de febre enquanto tenta combater a infecção ou a bactéria. Se uma infecção não for tratada rapidamente, o gato provavelmente ficará deprimido e não comerá.
O que causa infecções respiratórias superiores em gatos?
A maioria dos casos decorre de vírus como o herpesvírus ou o calicivírus. Existem muitas espécies que desencadeiam infecções do trato respiratório superior entre gatos. No entanto, os culpados mais típicos são:
- Herpesvírus felino 1. Também conhecido como vírus da rinotraqueíte
- Calicivírus felino entre os quais há uma variedade de tipos
- Chlamydophila felis , uma bactéria
- Mycoplasma Spp Um tipo de bactéria
Gatos em abrigos, assim como filhotes, estão particularmente em risco. Infecções com tratos respiratórios superiores são as mais frequentes em gatos que interagem regularmente com outros gatos quando os gatos compartilham uma casa em abrigos ou outros lugares.
Gatos que não são vacinados, aqueles que sofrem de estresse e gatos com imunossupressão como resultado de doenças como o vírus da leucemia felina (FeLV) ou o vírus da imunodeficiência felina (FIV) estão em maior perigo. Os gatos com focinhos achatados, como os persas, são mais vulneráveis a infecções respiratórias no ar superior.
As infecções do trato respiratório superior são transmitidas pela secreção que sai do nariz e dos olhos no contato direto de gatos infectados e aerossóis e contato com alimentos como pratos ou roupas de cama que foram infectados com secreções de gatos infectados. 1
Como os veterinários diagnosticam infecções respiratórias superiores em gatos?
O diagnóstico de infecções respiratórias superiores pode geralmente ser determinado a partir dos sinais e sinais. Outros testes de diagnóstico podem ser realizados observando as secreções nasais e oculares para encontrar os organismos que causam a condição.

Como tratar infecções respiratórias superiores
A maioria dos donos de gatos, os tratamentos visam reduzir os sinais. Enquanto muitos casos de eczema resultam de infecções, antibióticos podem ser administrados para combater bactérias que são frequentemente a causa como resultado de doenças virais. Pomadas para os olhos também podem ser prescritas, assim como medicamentos que ajudam a controlar a secreção e a congestão nasal podem ser recomendados pelo seu médico.
Os gatos precisam ficar calmos e à vontade durante o período de duração de uma doença. Limpe a secreção do nariz e dos olhos e dê todos os medicamentos conforme recomendado pelo seu veterinário. Um umidificador pode ajudar a reduzir a congestão, e os bolsos para comprimidos tornarão mais simples administrar os medicamentos de que seu gato precisa.
Como os gatos podem perder a capacidade de sentir cheiros, o apetite pode sofrer. Tente alimentá-los com sua comida enlatada favorita, ou mesmo uma dieta prescrita que forneça nutrição adicional quando o apetite do seu gato parecer reduzido. Se o seu gato estiver se recusando a comer ou beber e não estiver comendo ou bebendo, você deve consultar seu veterinário imediatamente.
A maioria dos casos cura em uma semana, no entanto, ocasionalmente, infecções respiratórias superiores podem persistir por várias semanas. Se o caso não responder aos tratamentos convencionais, medicamentos antivirais podem ser considerados. Se os gatos não conseguirem comer ou beber, ou apresentarem problemas respiratórios graves ou problemas respiratórios, a hospitalização é possível. Fluidos intravenosos podem ser administrados para interromper a desidratação. A oxigenoterapia está disponível em caso de necessidade. 1
Gatos que sofrem de doenças respiratórias crônicas ou repetidas devem ser testados para FeLV e FIV, mesmo que tenham tido resultado positivo anteriormente.
Prognóstico para gatos que sofrem de infecções respiratórias superiores.
A maioria dos gatos que sofrem de inflamação leve a moderada responde bem ao tratamento antimicrobiano que é de suporte e necessário. Gatos que sofrem de doenças graves ou crônicas podem ser mais difíceis de se recuperar, pois são mais propensos a infecções respiratórias e, às vezes, acabam morrendo devido a complicações de infecções respiratórias.
Quando há uma infecção por vírus relacionada ao herpes, aqueles que se recuperam podem ser infectados pelo resto da vida e são propensos a surtos periódicos. O herpesvírus é um vírus que normalmente só fica “ativo” após ocorrências de estresse e não apresenta sintomas o tempo todo.
Como prevenir infecções respiratórias superiores
A vacinação contra o herpesvírus, bem como o calicivírus, faz parte do regime de vacinação de rotina sugerido pelos veterinários. Os gatinhos que são jovens não ficam totalmente protegidos até que tenham recebido uma série completa de vacinas de reforço.
A redução do estresse, além de evitar o contato com gatos infectados, também pode diminuir a frequência de doenças respiratórias nas vias aéreas superiores.
As infecções respiratórias superiores são contagiosas para outros animais?
A causa não importa se é bacteriana ou viral, infecções respiratórias superiores podem ser transmissíveis para gatos de outras raças. É essencial manter o gato em uma área separada enquanto ele estiver doente para evitar espalhar a doença para outros gatos.
Se você acha que a saúde do seu animal de estimação está piorando, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Quando você tem preocupações com a saúde, é melhor falar com seu veterinário, já que ele examinou seu histórico de saúde do seu animal de estimação e é capaz de fornecer as recomendações mais apropriadas para ele.
- Complexo de Doenças Respiratórias Felinas . Manual Veterinário Merck.
Post Comment