O que fazer se os dentes do seu cão estiverem desgastados
O que fazer se os dentes do seu cão estiverem desgastados
Os dentes dos cães podem se desgastar, assim como os dentes humanos. O desgaste dos dentes é normal em cães, principalmente para cães que adoram mastigar. Um pouco de desgaste nos dentes é comum e esperado quando os cães envelhecem. No entanto, o desgaste extremo pode causar dor ou problemas dentários. A melhor maneira de evitar a perda de dentes é identificar o desgaste dos dentes mais cedo e trabalhar junto com o veterinário do seu animal de estimação.
Autor: Julia
Como os dentes se desgastam
Existem duas maneiras pelas quais os dentes podem ser danificados:
A atrição dentária é uma condição que ocorre quando os dentes rangem um contra o outro. É prevalente em cães que sofrem de mordidas irregulares (chamadas de má oclusão) que fazem com que os dentes esfreguem um contra o outro conforme a boca se expande e fecha. A atrição dentária geralmente acontece nos dentes caninos (as “presas”) e nos dentes chamados incisivos (os dentes menores na lateral da boca). Além disso, o ranger de dentes pode causar atrição dentária nos pré-molares e molares.
A abrasão dentária é o desgaste dos dentes devido a outros objetos sendo empurrados contra os dentes. Os cães normalmente desgastam os dentes ao mastigar ossos , brinquedos e outras coisas. Autolimpeza com muita frequência pode causar algum desgaste nos dentes. Abrasões nos dentes podem acontecer em qualquer dente com base na maneira como seu cão mastiga .
O desgaste dos dentes geralmente ocorre ao longo do tempo devido ao atrito entre os dentes. A mastigação regular pode fazer com que os dentes se desgastem mais rapidamente. Além disso, certos itens podem causar desgaste mais rapidamente. Por exemplo, bolas de tênis ou garrafas de água tendem a deteriorar os dentes mais rapidamente em cães que mastigam vigorosamente os itens. Isso se deve ao fato de que eles são abrasivos para os dentes.
Como saber se os dentes do seu cão estão desgastados
Os dentes de uma pessoa com dor podem apresentar marcas marrons ou simplesmente parecer escuros. Os dentes geralmente ficam distorcidos ou inchados na parte superior. Às vezes, os dentes podem se desgastar até atingirem a linha da gengiva.
Há sinais de desgaste quando você está cuidando dos dentes do seu animal de estimação . É possível que os dentes do seu cão sejam afetados em certas áreas e ele hesite em mastigar nessa área da sua boca. Procure por indicadores como diminuição do apetite, mastigação excessiva de alimentos, recusa em mastigar brinquedos e guloseimas, salivação excessiva e patadas na boca ou no rosto.
Como a resposta instintiva dos cães é cobrir a dor que sentem, você pode não estar ciente do quão desconfortável seu cão está. Em caso de dúvida, a melhor opção é pedir ao seu veterinário para examinar os dentes do seu cão.
Complicações de dentes desgastados
O primeiro dano causado pelo desgaste dos dentes é no esmalte, que é a camada externa branca e dura dos dentes. A camada abaixo do esmalte é chamada de dentina, que é muito dura, mas parece ser amarela. Na parte inferior da dentina, está a câmara pulpar que abriga os nervos, bem como os vasos sanguíneos que revestem os dentes. Após o desgaste dos dentes expor a camada de dentina, os dentes se tornarão mais sensíveis ao calor e ao contato. Quando a polpa fica danificada ou exposta, os dentes podem ficar muito sensíveis e doloridos.
Quando um dente se desgasta, mais dentina pode ser produzida para ajudar a endurecer a área danificada. Mas, se o dano for muito grave ou ocorrer antes que a nova dentina possa se formar, o dente pode acabar ficando impróprio.
O dente desgastado pode ser danificado a ponto de não ser vital, também conhecido como “morto”, o que significa que não há suprimento de sangue para o dente. Isso pode resultar em infecções ou lesões no osso maxilar adjacente. Se os nervos permanecerem ativos, o dente pode ficar muito sensível. Se o nervo estiver morto, o dente pode não ser machucado, mas a área adjacente pode sofrer de dor devido a uma infecção ou inflamação. Em qualquer caso, o problema deve ser resolvido para impedir qualquer dano adicional.
Se você observar desgaste nos dentes do seu cão, seu veterinário deve examinar a boca do seu animal de estimação para a solução mais apropriada. Radiografias da área dentária são essenciais para determinar a qualidade do dente, bem como da área ao redor.
Tratamento de dentes desgastados em cães
Entre em contato com seu veterinário se você observar que os dentes do cão estão desgastados ou se notar quaisquer características incomuns nos dentes ou mudanças no comportamento que sejam indicativas de dor na boca.
O veterinário começará conduzindo um exame do exame físico para avaliar a saúde geral do seu cão. Se possível, seu veterinário examinará a boca do cão para determinar o estado dos dentes. O veterinário pode sugerir o uso de uma limpeza profissional odontológica , bem como um exame realizado sob anestesia. Agora, radiografias dentárias são tiradas para examinar a estrutura dentária e avaliar as áreas que precisam de atenção.
Se o desgaste dos seus dentes não for muito grave, provavelmente o veterinário não precisará tratá-los, além de polir e limpar.
Se houver uma quantidade significativa de dano Seu veterinário pode sugerir a remoção do dente. O procedimento é tipicamente realizado simultaneamente para evitar outra sessão de anestesia. O veterinário então removerá cirurgicamente o dente e suturará a gengiva fechada.
Em alguns casos, é possível que o dente possa ser salvo, apesar do desgaste significativo. Coroas com tratamentos avançados podem ser usadas para dentes de animais de estimação em certos casos, no entanto, elas têm um custo. Consulte seu veterinário para uma consulta com um dentista veterinário se estiver procurando por tratamentos avançados para seu cão.
Como prevenir o desgaste dos dentes em cães
É importante inspecionar regularmente a saúde dentária do seu cão para procurar problemas . Quando você começar a notar as indicações de desgaste, maiores serão as chances de conseguir desacelerar o processo.
A melhor maneira de evitar o desgaste dos dentes devido à abrasão é limitar os itens que seu cão pode mastigar. Não deixe seu cão mastigar garrafas de água, bolas de tênis ou qualquer outro material que possa causar abrasão nos dentes. Materiais particularmente duros como chifres, medula óssea e cubos congelados podem resultar em fraturas e desgaste dos dentes. Selecione mastigáveis aprovados por veterinários para cães que sejam seguros para seus dentes. Certifique-se de manter seu cão longe das áreas que permitem que ele mastigue objetos sólidos e estacionários, como móveis ou estruturas de ferro.
É um pouco mais difícil parar o desgaste dentário que é devido ao desgaste. O veterinário será capaz de detectar qualquer má oclusão durante um exame oral e pode observar os sinais de desgaste precoce. Se a mordida parecer anormal, seu veterinário pode ter sugestões para consertar a mordida antes que ocorram mais danos.
O desgaste dos dentes causado pelo bruxismo (ranger os dentes) não é comum entre cães, mas pode ser um problema. Alguns cães rangem os dentes por ansiedade, medo ou até mesmo dor. Obtenha ajuda do seu veterinário se você suspeitar que seu cão está rangendo os dentes.
Post Comment