×

Piodermite em cães

Piodermite em cães

Piodermite em cães

Piodermite em cães Causas, tratamento e prevenção

Piodermite é uma doença de pele dolorosa e que coça , embora geralmente pareça mais séria do que realmente é. Animais de estimação que sofrem de condições que afetam sua pele, o sistema endócrino e o sistema imunológico são os mais suscetíveis a esse tipo de doença que se origina de bactérias naturais. Ela causa o aparecimento de pústulas vermelhas, bem como manchas com crostas. Alguns casos leves se resolvem sozinhos em algumas semanas. Outros casos podem exigir um tratamento oral ou tópico com antibióticos para tratar.

A piodermite é frequentemente causada por um problema subjacente que compromete o sistema imunológico do filhote . Um exame veterinário é sugerido. A piodermite é semelhante ao impetigo, que é uma doença de pele humana, que pode ser causada por bactérias semelhantes.

Autor: Julia

O que é piodermite?

Piodermite é uma infecção de pele de amplo espectro causada por bactérias que causam caroços inchados e cheios de pus que se quebram em lesões com crostas nas regiões sem pelos ou dobras da pele. Isso geralmente é um sinal de um problema de saúde existente.

Sintomas de piodermite em cães

Os sintomas da piodermite aparecem evidentes no abdômen e no queixo, área onde os pelos dos cães são muito finos. Fique atento

Sintomas

  • Pústulas (pequenas saliências cheias de pus)
  • As pápulas (pequenas saliências que se elevam)
  • Collette epidérmica (lesões circulares, com crostas nas bordas)
  • Pele descamada

As pápulas e pústulas típicas podem se romper devido à irritação ou ao curso normal da doença, fazendo com que as lesões fiquem com crostas. Como as lesões relacionadas à piodermite podem causar coceira, os cães podem coçar a área afetada da pele e causar sangramento, vermelhidão ou danos à pele. 1 Se a piodermite de um animal for séria, isso pode fazer com que o cão se sinta desmotivado, deprimido e menos interessado em comida.

O que você precisa saber sobre microchipagem em seu cão
O que você precisa saber sobre microchipagem em seu cão

O que causa piodermite em cães?

A causa da piodermite não é completamente conhecida, pois apenas algumas pessoas são afetadas pelas bactérias que existem naturalmente na pele de todos os cães. Se seu cão sofre de um sistema imunológico comprometido, bem como de uma condição endócrina, ou problemas de pele que permitem uma infiltração de células bacterianas, ele é mais suscetível à piodermite. Outras causas que aumentam o risco de piodermite em um cão são:

  • Más condições de vida (superlotação e falta de saneamento)
  • Infestações com muitas pulgas, bem como sarna
  • Alergia alimentar
  • Um distúrbio da tireoide ou outro desequilíbrio hormonal

Algumas raças parecem ser suscetíveis a tipos específicos de piodermite. Isso inclui Staffordshire bull terriers , bulldogs, boxers , pequineses, pugs, bem como os shar-peis . 1

Como os veterinários diagnosticam a piodermite em cães?

O médico realizará um exame do corpo, bem como testes de pele para citologia, para avaliar a presença de infecções fúngicas, bacterianas ou relacionadas a ácaros. Isso ajudará a identificar a presença de pioderma e eliminará outras razões para a inflamação da pele.

Se a piodermite for diagnosticada, é recomendável que mais exames sejam realizados para determinar se há um problema subjacente que pode estar causando a irritação da pele.

Como tratar piodermite

A piodermite geralmente é fácil de curar. Certos casos podem até mesmo curar por si mesmos, sem medicação ou com xampu por si só. Se a piodermite do seu cão não curar, aplicar antibióticos orais ou tópicos pode ajudar. Limpar a pele e mantê-la seca também pode acelerar a cura.

Prognóstico para cães que sofrem de piodermite

A piodermite geralmente não é arriscada e tende a ser localizada. Raramente é uma causa de disseminação para infecções de pele mais sérias. Os cães podem sofrer de surtos ocasionais, no entanto, cuidar de quaisquer alergias subjacentes e problemas do sistema imunológico ou endócrino pode reduzir a frequência e a intensidade do problema.

A piodermite não é uma doença infecciosa, assim como o impetigo ocorre na população humana . As bactérias responsáveis ​​por ela normalmente não causam danos aos animais e pessoas que têm sistemas imunológicos funcionando bem e pele saudável encontram a bactéria. É importante praticar uma boa higiene quando o contato de um cão sofrendo de piodermite pode ajudar a impedir a disseminação dessa bactéria.

Como prevenir a piodermite

Porque a razão exata para a piodermite permanece obscura e a prevenção dela não é 100 por cento viável. Manter o pelo do seu cão limpo e saudável, e fazer visitas regulares ao veterinário para tratar quaisquer condições que possam estar subjacentes são ótimas precauções.

Fontes do artigo

  1. Piodermite em cães. Hospitais de animais VCA.

Post Comment