×

Por que os gatos gostam de sapatos?

Por que os gatos gostam de sapatos?

Por que os gatos gostam de sapatos?

Por que os gatos gostam de sapatos?

Os donos de gatos podem notar que seus felinos são obcecados por sapatos. Isso pode ser esfregando-os ou cheirando-os ou deitando-se sobre eles, dentro de suas proximidades ou sobre eles. O que faz os gatos quererem dormir em seus sapatos? Como alguns gatos tiram os sapatos de suas casas na frente de suas portas e os guardam em outro lugar?

Autor: Julia

Por que os gatos sentam nos sapatos?

Existem razões válidas pelas quais os gatos acham sapatos cativantes, e entender as razões por trás disso pode evitar que problemas relacionados a sapatos surjam no futuro. Abaixo estão alguns motivos pelos quais os gatos preferem evitar calçados:

Cheiros familiares

A capacidade dos gatos de sentir o cheiro é provavelmente um dos cinco principais sentidos. É 14 vezes mais forte do que o sentido humano e tem mais do que o dobro do número de receptores olfativos dentro do tecido nasal do que nós temos. Eles também possuem um órgão especial no céu da boca conhecido como órgão de Jacobson (às vezes chamado de órgão vemeronasal (ou vemeronasal)) que os humanos não possuem. 

O órgão permite que os gatos basicamente sintam o gosto de cheiros e aromas que estão no ar. Eles podem fornecer inúmeras informações sobre as criaturas e outras pessoas que vivem nas proximidades. Os gatos são naturalmente curiosos e propensos a examinar novos aromas e cheiros, no entanto, eles também procuram aromas que são familiares a eles, o que os ajuda a se sentirem confortáveis ​​e relaxados.

Território reivindicado

Os gatos produzem e secretam hormônios únicos que são encontrados em glândulas por todo o corpo, o que inclui suas bochechas. Se seu gato esfregar o rosto em você ou em algum outro objeto (também conhecido como bunting ), ele está criando uma marca, como se dissesse “Já recebi uma visita antes. Esta é minha casa e me dá uma sensação de segurança”. Os gatos tendem a gravitar em direção a coisas que cheiram exatamente como eles ou semelhantes às coisas que eles gostam. Seus sapatos são apenas uma maneira do gato afirmar que se sente à vontade na sua presença, se sente à vontade na sua presença e está apaixonado pela sua companhia! !

Zonas de conforto

Seu gato pode estar dormindo ou brincando com seus sapatos para mostrar que ele aprecia sua companhia, mas. Coisas que cheiram exatamente como você — itens feitos de sapatos, roupas e cobertores — podem fornecer calma ao seu gato em circunstâncias estressantes. Seus sapatos dormindo podem muito bem ser um meio de acalmar seu animal de estimação enquanto você está fora de casa no meio do período de tempo. Talvez seja por isso que seu gato não se contenta em deitar em seus sapatos depois que eles são deixados, mas transfere seus sapatos para um novo local. 

O gato pode levar os sapatos do seu animal de estimação, usando-os como um cobertor de segurança, para um local de descanso preferido, a fim de garantir que eles estejam perto do seu animal de estimação. Se seu gato foi criado em uma mamadeira ou um gato criado em mamadeira, ele pode até mastigar seus sapatos ou meias. A razão para isso é que os gatos que foram desmamados precocemente de suas mães geralmente têm problemas com suas bocas e comem ou mastigam itens que cheiram exatamente como seus donos. Também é uma forma de autoacalmar, e sapatos colocados no chão para facilitar o acesso são uma ótima fonte para isso.

Recuperando seus sapatos

Naturalmente, não importa se você consegue entender o motivo do amor do seu gato por sapatos e até mesmo entender que é um método de mostrar o amor dele por você, mas isso não significa que seja mais frustrante no caso de você estar atrasado e seu gato fugir com seus sapatos. A busca constante pelos sapatos enquanto o gato está sempre os movendo pode ficar bem cansativa rápido. O processo de convencer seu gato a deixar os sapatos sozinhos, mesmo que seja uma luta difícil.

Guarde os sapatos

Impedir que seu gato consiga acessar os sapatos dele é mais simples do que tentar acabar com esse comportamento completamente. A ideia de guardar seus sapatos em um armário ou em um recipiente plástico fechado é uma solução simples. Esteja ciente de que os gatos são adeptos a escalar. Portanto, colocá-los em uma prateleira alta pode não ser o suficiente para tornar os sapatos impossivelmente acessíveis.

Redirecionar a atenção

Se restringir a entrada do seu gato aos sapatos não for possível, é possível dar ao seu gato outros itens que tenham o mesmo cheiro que você, mas não serão tão admirados pelo gato. Uma camiseta velha ou até mesmo uma meia podem ser um ótimo substituto. Se você encontrar seu gato quando ele estiver tentando roubar seus sapatos, tente evitar provocar o gato com um grito ou outro comportamento que pareça hostil. 

As ações que você tomar servirão apenas para alarmar seu gato. Você pode não conseguir conectar seus gritos de raiva no contexto do roubo de um sapato. Se seu gato deixar os sapatos caírem de terror, mas ele pode não conseguir compreender o motivo de você ter ficado bravo.

Embora os sapatos possam não parecer o lugar mais relaxante para ficarmos, os gatos os acham excelentes porque eles trazem lembranças de suas pessoas favoritas. Quando você vir seu gato dormindo em seu calçado, certifique-se de tirar fotos para registro e ofereça a ele um cobertor quente e aproveite a possibilidade de que seu gato tenha dito que amou a maneira como você o trata.

Post Comment