Por que seu gato dorme tanto
Saber como seu gato dorme é crucial porque os gatos descansam o tempo todo. Geralmente são 12-13 horas por dia, mas pode ser mais para gatos mais velhos; na maioria das vezes, o sono ocorre durante o dia. Pode parecer que os gatos são mais sonolentos do que outros mamíferos, mas há outros animais que também passam mais tempo na cama, como morcegos, coalas e gambás.
Autor: Julia
Seu gato sonolento
Qual é a razão pela qual os gatos dormem o tempo todo? Há muita coisa que ainda não descobrimos sobre o sono, mas várias teorias estão disponíveis. Uma teoria é que a necessidade de descanso aumenta diretamente na proporção da quantidade de energia necessária. Como predadores, os gatos têm uma necessidade extraordinária de energia para caçar e geralmente usam explosões massivas de energia para caçar ou atacar seu rato de brinquedo. Isso pode ajudar a explicar a razão pela qual suas demandas diárias de sono são bastante intensas.
Além disso, eles tendem a descansar em breves intervalos de 60 a 90 minutos cada, em vez de um longo período de descanso. Isso pode ser explicado devido ao seu tamanho e à necessidade de caçar ou comer com mais frequência. Os animais maiores podem ser capazes de consolidar seu sono por um tempo maior quando comem uma quantidade enorme de comida e permanecem totalmente empanturrados por mais tempo.
Campeões de cochilos!
Os padrões de sono dos gatos, semelhantes aos dos humanos e outros mamíferos, podem ser distinguidos por dois tipos primários de atividade cerebral: o sono que não é REM (Rapid eye movement), bem como o sono REM. Essa atividade foi medida experimentalmente com um eletroencefalograma (EEG) que registra ondas ou pulsos de atividade cerebral em um gráfico.
Durante o dia, o cérebro do gato envia pequenos sinais agrupados e irregulares. No entanto, quando o gato entra em sono que não é REM, seu cérebro cria ondas longas e irregulares conhecidas como sono de ondas lentas. Isso normalmente dura entre 12 a 15 minutos em cada período de sono. Enquanto ele dorme durante a fase de sono, o gato pode deitar com os pés dobrados sob o corpo, ou sentar e descansar, e os músculos ficam rígidos para ajudar a manter o corpo ereto. Então, ele está preparado para ficar ativo em um piscar de olhos.
Se um gato passa de uma fase mais leve para um estado de sono mais REM, seu corpo relaxa, ele se estica e pode deslizar para o outro lado . Os padrões cerebrais mudam e suas ondas ficam menores à medida que se aproximam. Elas também são idênticas aos seus padrões de vigília.
O termo “sono REM” é usado para descrever o sono REM por causa dos movimentos oculares que foram observados em um movimento de padrão durante esse período. Os gatos estão completamente relaxados e são um pouco mais difíceis de acordar quando estão em sono profundo. No entanto, eles conseguem acordar facilmente quando acordados. A fase do sono normalmente dura cerca de 2 a 10 minutos. Os gatos então retornam a um sono de ondas lentas e alternam entre os dois estágios até acordar.
Gatos e Sonhos
Os gatos têm as mesmas fases do sono que os humanos. Eles também têm sonhos em um sono rápido. Assim, muitos pesquisadores acreditam que os gatos têm os mesmos sonhos que os humanos. No entanto, não podemos ter certeza sobre a resposta da questão. 1 Quando suas patas começam a se contorcer, ou você ouve assobios de gato irromperem do gato sonolento, pode ser que ele esteja caçando os ratos dos sonhos!
Os gatos podem sentir sons e cheiros durante o dia todo, mesmo quando estão dormindo. É por isso que eles podem acordar rápido quando ouvem um guincho ou cheiro de um roedor próximo. Eles acordam com a sequência previsível de bocejos, piscadas e alongamentos. A primeira perna é esticada, seguida pelas pernas dianteiras e traseiras. Os gatos também são escovados por um curto período após acordar.
Embora os humanos possam dormir por longas sessões de oito horas (ou mais), o descanso do gato é tipicamente composto de cochilos breves e longos ao longo do tempo. Os hábitos dos gatos variam, com filhotes e gatos geriátricos sendo mais sonolentos do que adultos. A quantidade de tempo de sono pode aumentar durante nuvens, dias frios ou chuvosos ou quando eles geralmente não estão envolvidos.
Descoberta do sono REM em gatos
O ano era 1958 quando William Dement descobriu o sono REM em gatos. No mesmo ano, o fisiologista francês Michael Jouvet introduziu o que é descrito como “a “era de ouro” da pesquisa do sono. Jouvet se referiu ao sono REM como o estado paradoxal do sono . Jouvet escolheu usar o termo “paradoxal” (que significa estranho ou paradoxal) devido ao fato de que durante esse período de sono, os animais exibiam as mesmas características biológicas de um ser humano que está acordado. 2 Acreditava-se que talvez eles estivessem revivendo seus sonhos enquanto dormiam.
Os gatos são mais ativos durante o amanhecer e o pôr do sol. É a razão pela qual os gatos brincam a essa hora do dia e podem repreender os donos exaustos com chamados matinais ou algumas explosões de excitação. Eles geralmente se adaptam aos seus entes queridos e dormem de acordo com a programação de seus donos. Então, eles descansam durante sua ausência, mas são mais ativos enquanto você está voltando para casa.
Se você acredita que seu animal de estimação tem uma condição médica, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Quando você tem problemas de saúde, é melhor falar com seu veterinário, pois ele examinou seu histórico de saúde do seu animal de estimação e pode fornecer o conselho mais apropriado para ele.
- Peever, John. Fuller, Patrick M. A Biologia do Sono REM . Current Biology , Volume 27, Edição 22, Páginas R1237-R1248, 2017. doi:10.1016/j.cub.2017.10.026
- Jouvet M. Os estados do sono. Scientific American , pp.62-72, 1967.
Post Comment