×

Queimaduras de pata de cachorro

Queimaduras de pata de cachorro

Queimaduras de pata de cachorro

Queimaduras de pata de cachorro – Causas, tratamento e prevenção

As queimaduras nas patas podem causar danos às solas dos pés do seu filhote. Elas também são conhecidas como almofadas nas patas. Os ferimentos variam de leves a sérios. Elas desempenham um papel crucial na proteção dos pés do seu filhote e também no suporte dos pés em todas as atividades, como correr, andar e pular. O risco de queimaduras é alto e pode ser desencadeado por uma variedade de maneiras, por exemplo, caminhar em superfícies quentes ou interagir com produtos químicos.

Estas são as causas do problema, métodos de tratamento e dicas para evitar queimaduras nas patas do seu animal de estimação.

Autor: Julia

O que é uma queimadura na pata?

Uma queimadura na pata pode ser descrita como uma queimadura na pele, ou abaixo das estruturas da almofada. Produtos químicos, calor ou fricção são as causas mais comuns disso. As queimaduras são classificadas de acordo com seu grau de gravidade em vários métodos. De certa forma, elas são baseadas na escala que é usada no campo da medicina humana, as queimaduras são tipicamente classificadas como de primeiro, segundo, terceiro e quarto grau.

  • Queimaduras de primeiro grau são o tipo mais simples de queimadura, em que apenas a superfície da pele é danificada.
  • Queimaduras de segundo grau tendem a ser mais graves e envolvem camadas maiores da pele.
  • Queimaduras de terceiro grau são descritas como danos de espessura total. Isso significa que todas as camadas da pele são danificadas.
  • O quarto grau de queimadura pode ser o mais grave e se refere a queimaduras nas quais toda a pele é queimada e o osso ou músculo subjacente também pode ser queimado. 1

Sintomas de queimaduras nas patas de cães

Sintomas

  • Vermelhidão
  • Feridas úmidas e com secreção
  • Formação de escara
  • Dor
  • Recusando-se a andar ou mancando
  • Mastigar ou lamber as patas
  • Odores de mau cheiro
  • Pus ou secreção verde se infectado

O tipo de queimadura que seu cão sofre e a gravidade da queimadura, os sintomas podem diferir. Os sinais físicos de que um cão sofreu uma queimadura geralmente ficam para trás do primeiro ferimento por um período de 48 horas ou mais. Embora as patas do seu cão pareçam boas inicialmente, elas podem ser mordidas dias depois, pois o ferimento causa perda do tecido.

Seu cão pode doar sangue?
Seu cão pode doar sangue?

Os sinais de queimaduras incluem inchaço e vermelhidão da almofada da pata, que é o sinal mais frequente de queimaduras de primeiro grau. Pode levar a uma vermelhidão maior, bem como a uma aparência úmida e exsudativa na área durante queimaduras de segundo grau. Quando há queimaduras de terceiro e quarto graus, podem se desenvolver escaras, que são camadas escaradas ou coriáceas de tecido morto que cobrem a queimadura.

Queimaduras de primeiro e segundo graus são realmente as mais dolorosas, então, nesses casos, seu cão pode estar mancando , segurando a pata afetada ou se recusando a andar completamente – especialmente se várias patas estiverem feridas. O cão pode morder ou lamber obsessivamente a região machucada da pata do seu animal de estimação. Eles são extremamente suscetíveis à infecção. Portanto, você pode notar um cheiro desagradável, pus ou secreções verdes na área quando a ferida infecciona com o passar do tempo.

O que causa queimaduras nas patas dos cães?

Se os cães não usam sapatos ou almofadas nas patas, a única proteção para seus pés. O que eles andam ou sobre o que está na vizinhança direta das almofadas de suas patas. Queimaduras térmicas causadas por calor, queimaduras químicas e queimaduras relacionadas ao atrito são todas causas possíveis de queimaduras nas almofadas das patas em cães. Às vezes, a causa das queimaduras pode ser causada por vários desses motivos.

Queimaduras Térmicas

Queimaduras causadas por radiação térmica ocorrem devido ao fato de que a pele da almofada das patas entra em contato com uma fonte de calor. As condições que causam o processo de queimadura dependerão do grau de calor e de quanto tempo dura o contato. Com base em pesquisas, sabemos que o risco de ferimentos ocorre nos primeiros 60 segundos após o contato com superfícies com temperaturas de 158°F ou mais. Além disso, queimaduras podem ocorrer mesmo em temperaturas de 110 graus Fahrenheit quando o tempo de exposição é prolongado o suficiente. 1

Um ponto quente ou quente que exceda essas temperaturas pode resultar em uma queimadura. No caso do pavimento, um dia médio de 77 graus Fahrenheit pode chegar a 125 graus F. 2 Algumas causas adicionais de queimaduras térmicas incluem incêndios domésticos ou incêndios florestais, andar sobre brasas, aquelas encontradas em uma fogueira ou lareira recém-apagada, aquecedores elétricos, aquecedores de almofadas térmicas que estão quentes, bem como aquecedores de ambiente.

Queimaduras químicas

Queimaduras químicas ocorrem devido à exposição a substâncias cáusticas . Queimaduras desse tipo podem causar danos semelhantes aos tecidos e são causadas pelo seu cão pisando nos produtos químicos na forma líquida. Alguns dos culpados mais prováveis ​​são alvejante, limpador de drenagem de ácidos fortes, diluente de tinta, gel de sílica e gasolina ou até mesmo cimento líquido. Muitos donos de animais de estimação estão preocupados com o derretimento do gelo ou da neve, criando queimaduras na pele. Na maioria das situações, eles só causarão um leve desconforto. 3

Queimaduras por atrito

Queimaduras por atrito são consequência de batidas repetitivas contra a pele, causando os mesmos tipos de lesões nos tecidos. É comum quando os cães brincam em superfícies ásperas ou de concreto em jogos como o jogo de buscar ou perseguir. Eles correm em alta velocidade e param frequentemente em um curto espaço de tempo. O movimento de deslizar e parar pode resultar em atrito e queimaduras.

Como os veterinários diagnosticam queimaduras nas patas dos cães?

O diagnóstico de uma queimadura pode ser simples se houver uma exposição anterior a superfícies quentes, como um produto químico cáustico, ou uma experiência com alto atrito. No entanto, há situações em que a causa não é tão óbvia e a lesão se desenvolve lentamente por um longo tempo sem exposição anterior.

Se a situação não for atípica, o veterinário começará com um exame completo do ferimento e de todo o corpo do cão para determinar áreas adicionais que podem estar feridas ou apresentar irregularidades.

Se não houver nenhuma razão evidente para uma queimadura, o veterinário precisa examinar mais a fundo a área da lesão para descobrir o motivo. Uma variedade de causas pode parecer semelhante à queimadura. Isso inclui certas doenças e condições autoimunes, bem como tumores . Se não houver uma base clara para uma queimadura, o veterinário pode sugerir fazer uma biópsia de pele. Uma pequena porção do tecido da pele é retirada para ser examinada por células para determinar o motivo do ferimento.

No caso de seu cão apresentar sinais adicionais de lesão ou doença, o veterinário pode sugerir outros testes, como raio-X e exames de sangue para ver se há lesão em órgãos internos. Isso é especialmente crucial se as queimaduras ocorrerem em um incidente em que seu animal de estimação pode sofrer de inalação de fumaça ou pode sofrer de outros problemas. Uma cultura de swab também pode ser feita para determinar a existência de uma infecção.

Como tratar queimaduras nas patas

O tratamento depende do tipo de queimadura, bem como da gravidade do dano. Se você notar a queimadura no momento em que ela for notada O primeiro passo é resfriar a pele ou limpá-la, caso haja produtos químicos presentes. A pata pode ser segurada sob a torneira e deixar a água fria correr sobre a pele por no máximo 15 minutos, ou aplicar água fria na pele. 4

Se o seu ferimento foi devido a uma queimadura química, certifique-se de tirar fotos do rótulo e registrar o nome dos ingredientes contidos dentro do frasco. As informações que você tem serão usadas para ligar para a Pet Poison Helpline e aprender suas recomendações para os seguintes passos a serem tomados para o tratamento.

Se você notar uma pata queimada, leve seu cão ao veterinário imediatamente para um exame mais aprofundado. O veterinário avaliará o ferimento e ajudará você a elaborar um plano de tratamento apropriado. O tratamento pode incluir anestesiar seu cão para passar por procedimentos para curar os tecidos danificados e limpar a área. A ferida é então coberta com medicação tópica para interromper a infecção e estimular a cura, antes de ser envolvida com uma bandagem elástica.

Cuidados pós-queimadura

A maioria dos cães que sofrem de queimaduras nas patas precisa tomar analgésicos orais , bem como antibióticos também. Com base na gravidade e profundidade dos cortes, seu animal de estimação pode precisar de trocas diárias nas bandagens ou múltiplos tratamentos para feridas sob anestesia para tratar as feridas quando estiverem cicatrizando. Se as feridas forem mais sérias, cirurgias adicionais podem ser necessárias para tentar salvar o máximo de pele possível ou cortar partes da pele, ou dedos, caso não consigam cicatrizar.

Se várias patas foram danificadas e seu cão não consegue andar com facilidade no início, então você pode precisar oferecer assistência adicional para seu cão, como uma tipoia ou um arnês para ajudar a segurar seu animal de estimação durante caminhadas curtas e uma cama confortável e fresca na qual seu cão possa se deitar. Os animais de estimação devem usar cones ou um cone enquanto suas patas começam a se recuperar para impedi-los de morder ou mastigar as bandagens, ou mesmo as feridas.

Prognóstico para cães com queimaduras na pata Queimaduras

O tratamento para queimaduras na pata varia de acordo com a gravidade da queimadura, bem como a parte da pata afetada.

Queimaduras de Primeiro e Segundo Graus

Queimaduras de segundo e primeiro grau têm uma excelente chance de recuperação. A queimadura de primeiro grau normalmente cicatriza completamente em alguns dias. Queimaduras de segundo grau podem levar até três semanas para cicatrizar e podem resultar em leves arranhões.

Queimaduras de terceiro grau

Queimaduras de terceiro grau não podem ser curadas sem intervenção cirúrgica e, muitas vezes, podem exigir várias semanas de tratamento e muitas vezes resultam em feridas.

Queimaduras de quarto grau

Queimaduras de quarto grau são as que apresentam maior risco de exigir tratamento, pois são propensas a causar complicações graves e até perigosas. 5 Quase todos os casos de queimaduras de quarto grau precisam de amputação devido aos ossos e músculos subjacentes afetados. 

O prognóstico para todo o paciente também depende do local onde a queimadura ocorre na pata e se várias patas são afetadas. A maior parte do peso está nos dedos médios ou “dedos do pé”, então, quando essa área do pé é ferida, problemas como cicatrizes ou a necessidade de remover o dedo podem ter efeitos mais duradouros.

Como prevenir queimaduras nas patas

A maioria dos casos de queimaduras nas patas são evitáveis ​​tomando as precauções necessárias e construindo barreiras para garantir que seu animal de estimação esteja seguro de áreas quentes e produtos químicos perigosos. Se você estiver cozinhando ou fazendo fogo ou usando produtos químicos cáusticos em casa, use uma barreira para garantir que seu animal de estimação esteja seguro do perigo. Considere separar seu cão do resto da sala enquanto isso, até que você consiga proteger seu espaço contra cães.

Pavimento Quente

Ao levar seu cão para passear em asfalto quente, certifique-se de ficar longe disso o máximo possível, caminhando cedo ou tarde durante o dia e/ou escolhendo caminhar em lugares sombreados. Se você tiver que caminhar em areia quente, pavimento quente ou outras superfícies quentes, considere calçar botas para seu animal de estimação para proteger suas patas do calor escaldante ou para carregá-lo nessas partes de suas distâncias de caminhada. Não brinque de buscar ou perseguir em superfícies de concreto que sejam ásperas ou gramadas. Fique na grama para esses tipos de jogos.

As almofadas nas patas do seu animal de estimação se tornam mais quebradiças com o tempo, e especialmente com o tempo. Isso é especialmente verdadeiro durante o ano, quando eles estão repetidamente andando em superfícies ásperas. 

É importante não se expor muito durante o início da estação, pois as temperaturas aumentam ou seu cão não está familiarizado com a caminhada em superfícies ásperas. Existem produtos disponíveis para fortalecer a pele das patas, mas eles normalmente requerem alguns dias para serem eficazes. Certifique-se de consultar seu veterinário antes de aplicar algo semelhante nas patas do seu animal de estimação e também experimente as botas enquanto espera pela proteção das patas do seu animal de estimação.

Mesmo com as estratégias de prevenção mais eficazes, acidentes acontecem, portanto, certifique-se de obter tratamento imediatamente em caso de suspeita de queimadura na pata. O tratamento precoce pode fazer uma grande diferença no processo de cura e colocar seu animal de estimação no caminho certo para a cura.

Fontes do artigo

  1. Wohlsein, P, et al. Lesões térmicas em patologia forense veterinária . Lesões térmicas em patologia veterinária Vol. 53, edição 5, 2016, doi: 10.1177/0300985816643368
  2. Powell, Charlie. Certifique-se de que os pés do seu animal de estimação estejam protegidos contra queimaduras e calor WSU Insider julho de 2017.
  3. Cavanaugh, Amanda. Queimaduras químicas em cães . Resumo dos clínicos . Julho de 2017, pp 46-47.
  4. Gfeller, Robert, et al. Chemical Injuries: First Aid . Parceiro Veterinário. Março de 2020.
  5. Tello, Luis. Queimaduras em Pequenos Animais . World Small Animal Veterinary Association World Congress Proceedings, 2013.

Post Comment