Treinando seu gato medroso para ser confiante
Treinando seu gato medroso para ser confiante
A tarefa de lidar com gatos que estão com medo pode ser difícil, pois as pessoas tendem a confundir seu comportamento com agressão. Você tem um gato que grita com estranhos ? Você deixa seu gato rastejar para baixo da sua cama sempre que a campainha toca? Você consegue atacar seus animais de estimação e humanos? Embora uma precaução saudável mantenha os gatos seguros, gatos medrosos podem ser infelizes e podem perturbar um espaço de vida tranquilo. Existem, no entanto, métodos que você pode empregar para aliviar o medo do seu gato, mas isso requer algum tempo e perseverança.
Autor: Julia
Crie um ambiente calmo
Os gatos são observadores e preocupados por natureza. Eles passam um tempo conhecendo todas as coisas e pessoas antes de chegarem a um nível em que possam explorar e se encontrar com outros gatos. Se você tem gatos tímidos ou medrosos, é melhor permitir que eles explorem isso de forma independente, no entanto, existem algumas maneiras de ajudá-los.
Dê ao seu gato poleiros confortáveis, bem como áreas calmas onde ele se sinta confortável e possa escapar quando precisar. Crie um ambiente acolhedor com itens como mordidinhas felinas ou difusores e sprays de feromônios felinos podem fazer maravilhas para relaxar os gatos.
É fácil ficar preocupado com gatos que têm medo de você, no entanto, esse não é o método ideal. Seu gato deve se acostumar com a casa do jeito que está, portanto, andar em ovos, já que você não quer perturbá-lo, não será uma boa ideia. Seja normal e tente manter sua casa em um nível de calma. Não perca o controle do seu gato, nem grite com ele. Além disso, faça o melhor que puder para ficar longe de sons alarmantes. Um ambiente calmo e tranquilo é algo que você e seu gato lucrarão.
Se você tem vários gatos em casa, você deve ficar de olho neles. Gatos que estão com medo também são alvos de outros gatos. Os gatos que se comportam como vítimas também podem carregar uma placa de “me chute”. Outros gatos obedientemente transformarão o gato violeta em um saco de pancadas. Quando um gato está com medo e não consegue escapar de uma suposta ameaça e está com medo, ele pode recorrer à força para proteger os seus.

Designe um quarto para gatinhos
Uma casa cheia de pessoas para andar por aí é demais para gatos, e é possível limitar temporariamente o espaço do seu gato. Esteja ciente de que gatos podem ser territoriais. Portanto, a ideia de ter uma área inteira que eles possam “supervisionar” pode ser avassaladora.
Criar um espaço só para seu animal de estimação pode ser um método eficaz. É um lugar que funciona como um apartamento e oferece tudo o que um gato precisa, como areia, comida, cama e até brinquedos. A cama pode se transformar em um refúgio em qualquer cômodo onde não haja muita circulação. Este não é um lugar restrito a humanos, no entanto, pode fornecer uma sensação de segurança ao seu animal de estimação.
No começo, feche a porta por um tempo até que seu gato esteja acostumado ao ambiente. Depois de um tempo, você pode abrir a porta para permitir que o gato ande pela casa de acordo com seu próprio ritmo. Pode ser durante a noite, quando todos estão dormindo, mas tudo bem. Além disso, você pode manter uma tigela cheia de petiscos em um cômodo separado, para encorajar seu animal de estimação a andar por aí com mais frequência, e também para fechar quaisquer lugares potenciais para se esconder.
Vá com calma
Inspirar gatos tímidos a quebrar seu ciclo de medo exige paciência. Não tenha pressa e não obrigue seu gato a realizar nenhum ato. Isso significa que você não deve enfiar a cabeça no colchão ou arrastar seu gato para qualquer lugar por vontade própria. Isso só aumentará o comportamento que é temido.
Permita que o gato seja atraído para sua casa. Incentive a interação com uma voz suave e ofereça experiências agradáveis. No entanto, tenha cuidado para não pressionar o gato a fazer isso. Se você tem um membro da família morando em sua casa com quem seu gato tem dificuldade, peça para ele fornecer comida para o gato. Com o tempo, o gato entenderá que as pessoas em sua casa não são um problema.
Ofereça experiências positivas
Assim como os cães, os gatos preferem experiências positivas e agradáveis. Dê ao seu animal de estimação lanches e brinquedos que aliviem seus medos. Inspire interação com os brinquedos aos quais os gatos não resistirão, mas dê espaço a eles. Penas longas são ótimas porque permitem que o gato se envolva com você, ao mesmo tempo em que mantém o que eles percebem como uma distância não envolvida.
Se seu gato for tímido, você pode colocar algumas guloseimas na frente do seu animal de estimação e então ir embora. Conforme o tempo passa, aumente gradualmente a distância ou permaneça mais tempo toda vez que fizer isso, e fale com uma voz suave e encorajadora. Se você for paciente, então você pode progredir gradualmente até o ponto de tirar a guloseima doce de suas mãos.
Gatos que temem estar por perto de certas circunstâncias, como um visitante inesperado na residência, trabalham para vencer esse medo com um específico. Se alguém estiver visitando e seu gato estiver um pouco assustado, você pode dar a ele um incentivo para mostrar que ele é bem-vindo para vir. Isso exigirá mais tempo, e você pode ter a assistência de familiares tolerantes ou amigos que o visitam com frequência.
Problemas e comportamento de prova
Embora um gato que se esconde possa ser um incômodo, o estresse contínuo pode causar ansiedade, o que pode fazer com que os gatos fiquem doentes. O estresse, por exemplo, pode aumentar a gravidade da inflamação urinária (cistite) e pode desencadear hábitos de toalete aleatórios. No entanto, mesmo quando a bexiga não faz mal, os gatos estressados vão ao banheiro com mais frequência ou podem aumentar a coceira para relaxar. É semelhante a como as pessoas nervosas coçam os dedos.
Nessas circunstâncias, você pode precisar de assistência do seu veterinário ou de um especialista em comportamento felino. Você tentou métodos diferentes, mas não teve sucesso. Há uma variedade de medicamentos que o veterinário pode prescrever, mas eles não são mágicos e não transformarão seu gato assustado em uma borboleta social entusiasmada. Mas eles podem ajudar a colocar seu animal de estimação na mentalidade adequada para ser capaz de aprender, ajudando a regular a química cerebral que está ficando descontrolada.
Dosar comprimidos para gatos, especialmente gatos medrosos, pode piorar ainda mais o medo deles e pode deixá-los sangrando. Muitos medicamentos podem ser feitos para fazer petiscos saborosos ou pomadas para colocar nas orelhas do gato e absorver pela pele. Alguns medicamentos podem exigir vários dias ou semanas para ver alguma melhora. Seja paciente.
Não é uma prática comum usar medicamentos por muito tempo e pode causar efeitos negativos adversos. Eles são mais eficazes em conjunto com modificação comportamental, como contracondicionamento e métodos de dessensibilização que podem ensinar aos gatos melhores métodos para controlar seu medo. Um veterinário comportamentalista é uma grande ajuda.
Uma das coisas mais cruciais a ter em mente é forçar seu gato a ir em situações em que ele se sinta difícil, e seja impossível provar o comportamento. Deixar seu gato se tornar cauteloso e superar seus medos sozinho é a melhor abordagem. Com o passar do tempo, é provável que o gato desenvolva maior confiança após ser exposto a diferentes experiências.
Post Comment