Anisocoria em gatos
Anisocoria em gatos – Causas, sinais e tratamento
Se as pupilas de um gato têm dois tamanhos diferentes, os veterinários se referem a isso como anisocoria. Isso pode ser uma indicação de um problema de saúde, mas não é uma doença. Se você achar que as pupilas do seu gato parecem desequilibradas, algo está acontecendo nos bastidores. A seguir estão as informações que os donos de gatos devem saber caso as pupilas do gato sejam diferentes em tamanho, bem como como entrar em contato com o veterinário.
Autor: Julia
O que é Aniscoria?
Anisocoria é um termo médico usado para descrever pupilas com duas dimensões. Anisocoria como um todo, não é uma doença, mas sim um indicador de uma doença não relacionada.
O que causa pupilas de gatos de tamanhos diferentes?
Há muitas possibilidades de gatos possuírem pupilas de tamanhos diferentes.
- Problemas oculares que afetam a superfície dos olhos, como úlceras de córnea, trauma ocular ou uveíte
- Problemas com estruturas localizadas na parte posterior dos olhos (retina, nervo óptico e trato óptico) podem causar problemas de visão.
- Distúrbios cerebrais, como traumatismo craniano ou neurotumores que podem afetar os nervos que irrigam os olhos do seu gato.
- Infecções do ouvido médio ou médio interno que afetam os nervos que levam ao olho (podem incluir sinais adicionais chamados Síndrome de Horner )
- Glaucoma (o olho afetado pelo glaucoma pode ter uma pupila menor, com aumento da pressão dentro do olho)
- Síndrome da Pupila Espástica (pode ser um sinal do vírus da leucemia felina )
- A íris é um tecido delicado que pode ocorrer com o avanço da idade, também conhecido como atrofia da íris
- A exposição a certos produtos químicos ou às toxinas que eles produzem
Sinais associados
Com base na razão raiz, seu gato pode estar sofrendo de problemas nos olhos, bem como em outras áreas do corpo. As razões para os sintomas de anisocoria em gatos variam, de modo que você pode observar uma variedade de cenários.
- Vermelhidão nos olhos, nos olhos, ou em ambos
- Córnea azulada ou turva (a camada superior do olho)
- Secreção ocular
- As pálpebras dos seus olhos estão caindo
- Estrabismo
- O olho fica irritado ao esfregar ou arranhar
- Apatia ou estar menos ativo do que o normal
- Mudanças de comportamento
- Mudanças físicas que não são tão óbvias.
O que fazer se as pupilas do seu gato forem de tamanhos diferentes
Se os olhos do seu gato não forem do mesmo tamanho que as pupilas, pode ser uma emergência e requer atenção veterinária urgente. Visite seu gato no hospital veterinário mais próximo aberto ao público para um exame completo. Os olhos são delicados, e o tratamento deve começar imediatamente para que não haja danos permanentes aos olhos. Certas causas de anisocoria podem ser potencialmente fatais.
O veterinário avaliará os olhos do seu gato e olhará atentamente para os seus olhos para avaliar a visão e a função nervosa. Os exames oculares geralmente incluem três testes que são fundamentais:
- O teste de lágrimas de Schirmer para avaliar a produção de lágrimas
- A coloração com fluoresceína ajudará a destacar úlceras e traumas da córnea
- Testes de pressão intraocular para excluir glaucoma e uveíte
Um veterinário pode sugerir mais testes, por exemplo, teste de sangue que pode descartar a possibilidade de doença sistêmica. Em certos casos, o uso de imagens, como radiografias de crânio, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, pode ser um dispositivo eficaz. O veterinário também pode recomendar você ou seu gato a um oftalmologista da área veterinária.
Aviso
Gatos com pupilas de tamanhos diferentes requerem atenção veterinária urgente. Se isso acontecer enquanto seu veterinário habitual estiver fechado, visite o veterinário de emergência mais próximo que esteja aberto.
Como tratar anisocoria em gatos
Anisocoria é um sintoma, mas não é a causa da doença. O tratamento depende da razão raiz. Um veterinário desenvolverá uma estratégia de tratamento apropriada dependendo do tipo de doença.
- As causas da anisocoria podem ser tratadas com terapia de curto ou longo prazo.
- Alguns dos problemas subjacentes são graves e exigem hospitalização e suporte.
- Se a anisocoria do gato for causada pela exposição a uma toxina ou substância química, a remoção da toxina ou substância química pode reverter a anisocoria.
- Algumas causas, por exemplo, as várias formas da Síndrome de Horner podem ser autolimitadas. A anisocoria pode desaparecer por si só.
Para algumas situações que são degenerativas, por exemplo, a anisocoria de um animal pode ser incapaz de curar apesar do tratamento. É possível perder a visão permanentemente dependendo da situação.
Seja qual for a causa da anisocoria em seu gato ou outra condição ocular, é essencial obter atenção médica imediata de um veterinário para proteger a visão e o bem-estar geral do gato. Se você for a um veterinário de emergência ou ao seu veterinário regular, eles o ajudarão a determinar a causa dos problemas oculares do gato e o que você pode fazer para consertar o problema.
Se você acha que seu animal de estimação pode estar doente, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Quando você tem problemas de saúde, é melhor falar com seu veterinário, pois ele examinou o histórico de saúde do seu animal de estimação e pode fornecer as melhores sugestões para ele.
Post Comment