×

Como abordar um cão medroso, tímido ou agressivo

Como abordar um cão medroso, tímido ou agressivo

Como abordar um cão medroso, tímido ou agressivo

Como abordar um cão medroso, tímido ou agressivo

A maneira como os cães comunicam seu medo e raiva é por meio de suas expressões corporais , exibindo sinais como tremer, ter medo e enfiar o rabo entre as pernas ou virar as costas. Além disso, eles geralmente demonstram agressividade quando estão assustados. Embora você possa querer entender como convencer um animal agressivo a confiar no dono, isso nem sempre é uma opção. Em alguns casos, é melhor simplesmente deixar o cão sozinho.

Você deve ser extremamente cauteloso ao entrar em contato com um cão tímido, assustado, agressivo ou medroso, pois seu comportamento e maneirismos são igualmente importantes. Se você observar indicadores que sugerem que o cão pode morder, seja cauteloso ao se aproximar. Em tais casos, é melhor localizar o dono do animal de estimação ou entrar em contato com as autoridades locais para animais. Se você acredita que é seguro fazer isso, empregue algumas estratégias para chamar a atenção do cão.

Autor: Julia

Não se aproxime do cão

Um animal que já se sente ansioso pode ficar muito mais ansioso se você o encarar colocando todo o seu corpo na frente dele. Não é difícil ver como um cão assustado ficaria mais assustado confrontado por alguém maior do que ele. Preste atenção à postura corporal que você adota sempre que se deparar com um cão desconhecido, particularmente aqueles que parecem assustados.

Abaixe-se no nível do cachorro

Um método alternativo para confrontar um animal que está com medo é ficar no chão. Evite se colocar diretamente nos olhos do cão, no entanto, tenha em mente que você parecerá menos intimidador quando não estiver em cima. É possível agachar ou deitar bem próximo do seu cão. Se o seu cão estiver extremamente assustado, é possível dormir um pouco longe dele para ajudar a deixá-lo mais à vontade com a presença dele.

Por que meu cachorro está espirrando?
Por que meu cachorro está espirrando?

Vire de lado

Então, vire seu corpo para que fique em direção ao cão. Talvez você possa até inclinar sua cabeça para longe do cão que está ameaçando você. Esta não é a norma para a maioria das pessoas. Boa conduta geralmente exige que cumprimentemos as pessoas cara a cara e mantenhamos contato visual. No entanto, para cães, tal comportamento é considerado rude e pode fazer com que um cão considere alguém que está de frente para ele como um ataque.

Desvie o seu olhar

Os humanos geralmente consideram normal estar no contato visual de estranhos. No entanto, isso pode ser visto como rude, perigoso e até mesmo assediador para cães. Para evitar parecer intimidador para cães que têm medo de você, certifique-se de evitar o contato visual. Em vez disso, mova sua cabeça para um lado e mantenha seu olhar longe de seu rosto.

Fale com uma voz aguda

Vozes baixas e profundas podem intimidar um animal de estimação nervoso. Certifique-se de falar com seu cão em um tom mais alto e positivo. Os machos podem ter um pouco de dificuldade com isso, então tente falar mais devagar e permanecer positivo. Um som de voz calmo e relaxante pode ajudar a deixar um cão nervoso mais relaxado.

Nunca castigue um cão medroso

Embora possa parecer óbvio, no entanto, é imperativo lembrar de não repreender ou penalizar um animal que esteja assustado. Isso só acabará criando um cão medroso. Também pode colocá-lo em risco, pois, quando os níveis de ansiedade do cão aumentam, aumenta a probabilidade de ataque. Além disso, você deve ficar longe do uso de aversivos ao tentar treinar um animal que esteja assustado. Na maioria das vezes, isso pode atrapalhar o progresso e aumentar o medo.

Não force as coisas

Permita que seu cão fique confortável e permita que ele se mova em direção às coisas que ele tem ansiedade do seu próprio jeito. Não o force a interagir. Se, por exemplo, seu cão tem medo de humanos, tome cuidado para não segurar sua coleira enquanto um estranho se aproxima e acaricia o cão. Isso aumentará o medo do cão e aumentará a probabilidade de ser mordido se ele sentir necessidade de protegê-lo. A maioria dos cães é lentamente apresentada a objetos dos quais tem medo, no entanto, o cão que já está assustado geralmente não está preparado para quaisquer obstáculos adicionais.

Mantenha-se positivo

O treinamento certo pode causar um grande impacto no nível de confiança do seu cão tímido ou ansioso. O treinamento de reforço positivo para cães pode ser benéfico para lhe dar a capacidade de abrir caminhos de comunicação com seu animal de estimação sem exceder seu limite de conforto. É possível começar o processo de treinamento sem pedir ao seu cão para executar qualquer tarefa. Quando seu cão é ensinado mais e ganha confiança e segurança, seu medo pode ser reduzido ou desaparecer completamente.

Problemas e comportamento de prova

Embora as sugestões acima ajudem você a lidar quando seu cão estiver infeliz e ansioso, também é possível ajudar seu cão a superar certas ansiedades. Considere expor seu animal de estimação a um objeto ou pessoa de quem ele tem medo, a uma distância segura (uma que não cause medo em seu cão). Faça parecer que nada é um problema maior e gradualmente se aproxime. Certifique-se de parar de avançar quando seu cão exibir qualquer indicação de ansiedade. É possível parar e dar um passo para o lado.

Dê um kudos ao seu cão ou dê-lhe guloseimas quando ele fizer coisas que você gosta ou fizer algo que você gosta, por exemplo, caminhar em direção ao objeto ou pessoa de quem ele tem medo. Com o passar do tempo, o cão começará a entender o que você quer dele e entenderá que ele será reconhecido por fazer as coisas que ele gosta. Seu cão começará a desenvolver confiança e a realizar esses comportamentos com mais frequência.

Faça isso a cada pelo menos 10 minutos de cada vez. Com base na gravidade da ansiedade do cão, pode levar várias sessões antes que você possa ver alguma diferença. Não seja apático e nunca desista.

Post Comment