Como treinar seu gato para eliminar a agressão por medo
Como treinar seu gato para eliminar a agressão por medo
A agressão baseada no medo é a agressão felina mais prevalente. Certos gatos adquirem o “gene da timidez” e agem com agressividade sempre que se sentem aterrorizados . Socialização insuficiente pode levar à ansiedade e ao medo. A punição do dono pode piorar ainda mais. Os gatos podem ser propensos a desenvolver ansiedade de ” perigo estranho ” sobre pessoas e lugares, ou outros gatos, certos sons ou até mesmo cheiros, e exibir agressividade.
É possível generalizar um incidente assustador (como dirigir para uma visita ao veterinário) e transportá-lo para todas as viagens subsequentes no carro. Um episódio “ruim” individual com um gato que é um visitante frequente pode tornar seu relacionamento azedo e fazer com que o gato se envolva em brigas entre gatos.
Autor: Julia
Reconhecendo a agressão por medo de gatos
Para treinar seu gato que está com medo de agir agressivamente, você precisa ser capaz de identificar os gatilhos. Os gatos que os temem descobrem rapidamente que a agressão pode fazer a “coisa” aterrorizante ir embora. Quando esse comportamento é dominado e praticado, os gatos farão esse comportamento repetidamente para deter o estímulo.
O gato afetado pode alternar entre defesa e ataque e, em seguida, retornar ao ataque após o despertar inicial. Eles exibem uma variedade de movimentos corporais que são defensivos (orelhas para baixo, lateralmente achatadas e cauda puxada para trás, agachando-se e inclinando-se para trás) e sinais de excitação (pelos eriçados que mostram os dentes, sibilando e rosnando e mordendo ou arranhando). Em geral, as pupilas dos olhos se expandem e se alargam, sem levar em conta a quantidade de luz que conseguem ver.
Se você for capaz de identificar o que o desencadeia, você achará muito mais simples relaxar o gato, bem como ajudar a reduzir a agressão baseada no medo entre os gatos. Se o medo do seu gato de ser atacado for moderado e você for capaz de se livrar dos gatilhos que podem fazer com que seu gato fique agressivo ou grite, nenhum tratamento adicional pode ser necessário. Se não for assim e os gatilhos não puderem ser evitados ou reconhecidos, é hora de tentar reduzir a ansiedade.
Verifique com um veterinário
O primeiro passo é marcar uma consulta com um veterinário para um check-up de saúde. Às vezes, a agressão pode ser um sinal de um problema médico para o gato, mesmo quando ele não está doente. Particularmente se você notar mudanças repentinas em seu comportamento. Se seu gato não for castrado ou esterilizado, é uma possibilidade a se pensar. Uma mudança física pode afetar seu comportamento (por ser menos agressivo), no entanto, é importante discutir o assunto com seu veterinário antes de tomar qualquer atitude.
Entenda os gatilhos
Se seu gato não tiver nenhum problema de saúde É importante saber o nível de tolerância do seu gato, bem como o alcance da distância reativa. No caso do seu gato, pode ser bom, então ele está a seis pés dele, no entanto, o gatilho que o gato ficará assustado quando estiver a cinco pés. Certifique-se de manter uma distância apropriada entre seu gato assustado e os gatilhos. Lentamente, trabalhe seu caminho para diminuir a distância ou aumente gradualmente a quantidade de tempo que você gasta no gatilho. Isso mostrará ao seu gato que não há nada a temer.
O que você faz para aliviar o gatilho pode depender do gatilho específico. Consulte seu veterinário para lhe dar sugestões, especialmente quando o gatilho do seu gato é algo que não pode ser evitado.
Crie espaços seguros
Aumente o número de lugares tranquilos e esconderijos que seu gato pode usar dentro de casa. Poleiros mais altos, como prateleiras, espaços e caixas que são pequenos o suficiente para mantê-los, fazem com que eles se sintam mais seguros. Construa um espaço que seja abundante, fornecendo muitos brinquedos , arranhadores, bem como caixas de areia (pelo menos uma para cada gato e uma) para minimizar a competição com outros gatos.
Aliviar o estresse
O contato visual com um gato aumenta a excitação e pode desencadear mais agressividade ou fazer com que eles fiquem ainda mais intensos. Se outro gato causar ansiedade, mantenha os gatos separados com portas sólidas para acalmar a raiva. Use Feliway ou qualquer feromônio de gato semelhante para aliviar o estresse na área do gato. Outros remédios como Rescue Remedy ou essências podem ajudar animais de estimação tímidos e assustados. Então, inclua algumas gotas na água deles.
Foco no jogo e no treinamento
Participe de brincadeiras interativas para aumentar a confiança do seu animal de estimação. Um poste de pesca ou o feixe de luz das luzes permite que seu gato se divirta brincando com você, porém a uma distância maior. Isso não tem o potencial de provocar o gato a atacar. Ensinar truques aos gatos aumenta a confiança e melhora seu vínculo com eles. É possível usar o clicker para interagir com seu gato e demonstrar sua aprovação. Se a agressão do gato se concentrar em um gato diferente, empregue reforço positivo, bem como estratégias para interromper a agressão de gato para gato.
Problemas e comportamento de prova
O erro mais comum é pensar que a agressão por medo vai conseguir ir embora rapidamente. Quando você reconhece o gatilho, vai exigir tempo, esforço e repetição para ajudar seu gato a se livrar da raiva. Esteja preparado para ficar desapontado com recaídas, mas não repreenda seu animal de estimação, pois isso só pode piorar a situação. Se a agressão por medo do seu gato não puder ser interrompida, ou se você estiver tendo dificuldade em identificar a fonte do problema, pode ser um momento apropriado para obter ajuda de um profissional. Um veterinário ou especialista em comportamento experiente está em posição de ajudar você e seu gato.
Post Comment