Infecção por fungos na orelha de cachorro: causas e Soluções
Infecção por fungos na orelha de cachorro: causas e Soluções
Se o seu cão estiver mexendo a cabeça ou coçando as orelhas continuamente, isso pode indicar um problema de fungo no ouvido do cão. Um ou ambos os ouvidos podem ter um cheiro de fungo, ou uma gosma marrom-escura obstruindo o interior. Se os ouvidos do seu cão estiverem sujos, fedorentos e vermelhos, isso pode ser um sinal de um problema de saúde maior…
Descubra maneiras de passar pelos ouvidos do seu cão para identificar o problema… e então a resposta.
Autor: Julia
O que são infecções fúngicas no ouvido em cães?
O tipo de infecção por fungos pode afetar a área que parece visível na orelha do seu cão. Uma inflamação da aba externa da orelha é conhecida como Otite externa.
Uma infecção de ouvido em cães pode ser confundida com alergias. Geralmente é causada por fungos. Pode ser cândida, o tipo mais popular de fungo… no entanto, há uma chance de ser malassezia, que é um tipo distinto de fungo. Pode ter um cheiro azedo… É um pouco como um sapato gasto. A coceira no seu cão será extremamente intensa e você poderá notar o aparecimento de secreção preta ou marrom. (Limpe a orelha interna usando almofadas ou uma bola de algodão para determinar se a secreção é gordurosa e marrom.)
Antes de entrarmos nos sinais e remédios para tratar infecções por fungos na orelha do seu cão, devemos identificar duas causas potenciais adicionais para os problemas de ouvido do seu cão que podem estar causando o problema: infecções bacterianas na orelha e ácaros da orelha. Ambos têm sintomas frequentes associados à infecção por fungos em cães.
Infecção de ouvido de cachorro por fungos x bacteriana
É assim que você pode diferenciar entre infecções de ouvido de cachorro por fungos e bactérias:
- Infecção por fungos O fungo prospera em lugares úmidos e quentes e tem o potencial de crescer rapidamente dentro do canal auditivo do seu cão, o que pode causar irritação e coceira. O que você deve procurar é aquele distinto “odor de fermento” acompanhado de secreções pretas ou marrom-escuras.
Infecção bacteriana A presença de uma infecção bacteriana dentro do ouvido do cão pode ser causada por problemas emocionais, como alergias ou uma ferida que fornece o ambiente perfeito para que as bactérias prosperem. Se este for o caso, o exsudato de uma infecção causada por bactérias geralmente é de cor verde ou amarela.
Infecção fúngica no ouvido de cachorro vs ácaros da orelha
Este artigo ajudará você a distinguir a diferença entre infecções fúngicas no ouvido do cão, bem como ácaros da orelha.
- infecção fúngica:Uma infecção fúngica no ouvido de um cão normalmente se manifesta como irritação, vermelhidão, odor de fermento e uma secreção preta ou marrom. A infecção fúngica não é transmissível para humanos ou animais.
- Ácaros da orelha: Os ácaros da orelha são pequenos parasitas que podem ser encontrados no canal auditivo de cães. Os ácaros da orelha apresentam alto risco de transmissão e podem ser transmitidos a outros animais em casa. Os sinais mais comuns de ácaros da orelha podem ser o balançar excessivo da cabeça, bem como uma secreção escura e seca que se parece com borra de café e ácaros visíveis dentro do canal auditivo.
Sintomas de infecção por fungos no ouvido do cão
Aqui estão alguns indicadores comuns de fungos no ouvido do cão…
- Às vezes, é acompanhado por uma dor de ouvido vermelha, no
- Uma grande quantidade de secreção marrom-escura e cerosa
- Extremamente coceira e com coceira contínua
- Pástulas caídas
- Um cheiro forte emanando do ouvido.
- Inflamado e dolorido, às vezes
- A cabeça balança ou inclina
- O pelo é fino e áspero ao redor das orelhas (devido à coceira)
Também há sintomas de malassezia ou leveduras semelhantes em áreas úmidas do corpo, como axilas, virilha ou virilha…
- Pequenos caroços vermelhos
- Crosta cinza crocante
- Pele casca de laranja ou escurecida e espessada
- Uma vermelhidão na área entre os dedos
- Crosta marrom na unha
Causas de infecções de ouvido em cães
Qual é a causa dos problemas de ouvido em cães?
A presença de levedura dentro do ouvido de um cão não é apenas uma questão simples. As orelhas do seu cão são afetadas por levedura. Elas são causadas pelo crescimento de levedura dentro do corpo do seu cão. Ela está presente em orelhas saudáveis, no entanto, há várias causas que podem levar ao seu crescimento fora de controle.
Dieta
Uma dieta processada pode causar o crescimento de levedura, pois os carboidratos produzem açúcares que fornecem alimento para a levedura. Isso é especialmente verdadeiro para a levedura cândida.
Pele oleosa ou úmida
A levedura Malassezia pode ser um pouco distinta. É um tipo de levedura lipofílica. Isso significa que ela prefere as gorduras (lipídios). Portanto, cães com pelos ou peles oleosas tendem a ser mais suscetíveis à malassezia. Pessoas que gostam de nadar também podem estar em risco devido ao fato de que frequentemente ficam molhadas ao redor das orelhas, virilhas, axilas e canais auditivos.
Medicamentos
Antibióticos, bem como medicamentos antialérgicos, podem ser outra fonte de preocupação. Os antibióticos matam bactérias ruins e benéficas. Isso permite que o fermento se multiplique descontroladamente. Além disso, se seu cão toma medicamentos para alergias, como Apoquel para inflamações de ouvido que podem ser mal interpretadas como alergias, os medicamentos imunossupressores aumentam o risco de crescimento excessivo de fermento.
Metais pesados
Toxinas ambientais e metais pesados também podem danificar as bactérias saudáveis que vivem no trato digestivo do seu cão, o que permite o desenvolvimento do fermento. Os metais pesados, bem como outros contaminantes, podem entrar no sistema do seu cão por meio de vacinas, bem como prevenção contra pulgas e carrapatos, como produtos de limpeza, água potável e comida.
A infecção de ouvido do seu cão normalmente indica uma infecção mais profundamente dentro dos órgãos internos …

Quais alimentos causam infecção de fungos no ouvido em cães?
A comida é uma das principais razões para a infecção de fungos no ouvido do seu cão. O consumo de alimentos que contêm carboidratos, como cereais, legumes e amidos, pode causar sensibilidades alimentares e perturbar o microbioma do seu cão. Se a flora do seu intestino estiver desequilibrada, as bactérias benéficas do seu cão são infestadas por micróbios patogênicos que promovem o crescimento de fungos.
Dietas ricas em carboidratos, como ração, podem alimentar o fungo depois de terem sido processadas e reduzidas a moléculas de açúcar. Isso faz com que o fungo cresça grandes colônias dentro do trato intestinal … bem como desencadeia inflamação crônica, o que pode levar a infecções de fungos no ouvido.
Conservantes, ingredientes artificiais, aromatizantes, conservantes e minerais sintéticos também são um fator no aparecimento de fungos nos ouvidos.
Remédio caseiro calmante para infecção de fungos no ouvido do cão
O aspecto mais irritante de uma infecção de fungos no ouvido do seu cão, tanto para o cão quanto para você, é a coceira. Estas são as coisas que você pode fazer para ajudar a aliviar a coceira.
- Loção de calêndula. A calêndula é uma loção analgésica que pode diminuir a inflamação. Suas propriedades antimicrobianas podem ajudar a prevenir a propagação da infecção. Você pode comprar a forma de tintura de ervas de calêndula. Misture 5-10 gotas de tintura à base de calêndula em 1 xícara de água filtrada com água morna. Use um conta-gotas ou esponja para aplicá-la no ouvido.
- Vinagre de maçã. dilua o vinagre de maçã 50/50 em água e, em seguida, coloque-o com uma bola de algodão não testada. Use-o para limpar as orelhas do seu cão e reduzir a coceira.
- Óleo de verbasco. O holístico e herbalista Randy Kidd DVM PhD sugere uma mistura de verbasco para tratar a inflamação do ouvido. É possível fazer você mesmo ou comprar na loja de produtos naturais. Coloque algumas gotas de óleo morno nas orelhas todos os dias.
Você pode colocar peróxido no ouvido de um cão?
Não. Não é uma boa ideia usar peróxido de hidrogênio ou álcool para tratar infecções fúngicas nos ouvidos de cães. Os canais auditivos secarão e irritarão os ouvidos do seu animal de estimação. Eles podem causar irritação nas feridas abertas e causar inflamação do canal auditivo, causando a infecção. Além disso, eles podem destruir bactérias saudáveis necessárias para a cura.
Como tratar infecção de fungos no ouvido de cães sem veterinário
O que você pode fazer para se livrar de infecções relacionadas a fungos que estão afetando o ouvido de um cão? Abaixo estão algumas opções que você pode tomar para começar a controlar as orelhas do seu cão que estão inchadas com fungos.
Remova alimentos processados
É recomendado começar eliminando alimentos processados da dieta do seu animal de estimação… carboidratos e açúcar são o que o fungo prospera. Uma dieta rica em carboidratos pode levar a sensibilidades ou intolerâncias alimentares que podem tornar seu cão mais propenso a fungos. Isso também pode ajudar na prevenção de infecções de ouvido relacionadas a fungos nos ouvidos dos cães desde o início.
Alimente com uma dieta de alimentos integrais
A dieta à base de carne crua e integral é o tratamento ideal para cães que sofrem de problemas relacionados a fungos. Simplesmente fique longe de carboidratos e alimentos ricos em amido que alimentam o fermento.
Adicione alimentos e suplementos que combatem o fermento
Incorpore esses alimentos, bem como ervas e suplementos à dieta do seu cão para combater o fermento
- A pesquisa sobre alho sugere que ele tem a capacidade de degradar colônias de fermento.
- O óleo MCT é uma fonte de ácido capsílico que mata o fermento.
- O pau d’arco contém lapachol, que é um destruidor de fermento.
- Probióticos: Probióticos para tratar infecções por fungos em orelhas de cachorro
eções podem ajudar a reconstruir as bactérias benéficas encontradas no sistema digestivo do seu animal de estimação.
Saccharomyces boulardii Um tipo de levedura que pode ajudar a impedir que outras leveduras se espalhem dentro do seu cão.
Os ácidos graxos ômega-3 são usados para reduzir a inflamação em todo o corpo.
As enzimas digestivas dissolvem biofilmes e fibrosos que formam uma camada protetora ao redor da levedura.
A folha de oliveira é uma erva antifúngica que mata a levedura.
Remover toxinas
Evite usar drogas. Pesticidas, herbicidas e alimentos e água de baixa qualidade. Metais, toxinas e até pesticidas se acumulam no sistema do cão e podem causar problemas digestivos e permitir o crescimento da levedura.
Cure o intestino do seu cão
O intestino requer muito cuidado, pois os desequilíbrios podem causar intolerâncias alimentares. Os mesmos desequilíbrios podem resultar em inflamações por fungos nas orelhas dos cães.
Se o seu cão está sofrendo de uma infecção por fungos nas orelhas, isso significa que o sistema imunológico precisa de ajuda. A maior parte do sistema imunológico do cão está localizada no intestino… portanto, um intestino ecologicamente correto pode levar à saúde geral.
Também é importante ter certeza de que não é um problema com o seu intestino que está levando ao problema relacionado aos fungos. Numerosas condições crônicas de saúde são causadas por trato digestivo permeável. Tudo o que causa infecções por fungos nas orelhas do cão também pode desencadear trato digestivo permeável. … incluindo má alimentação, uso de drogas, substâncias tóxicas ou vacinação excessiva. Você vê um padrão familiar surgindo? Portanto, se você lidar com intestino permeável também, então você terá que lidar com essa levedura.
As bactérias e toxinas ruins sobrecarregam o corpo, causando danos às células intestinais do intestino do seu cão. Bactérias, restos de comida e contaminantes entram na corrente sanguínea… o que pode causar vários problemas de saúde que podem ser crônicos.
O intestino permeável pode levar tempo para ser curado… No entanto, quando você começa a lidar com o problema e adotar mudanças, isso fará grandes mudanças na saúde do seu cão.
Se você der uma olhada na parte externa das suas orelhas, você pode ajudar as orelhas secas e com levedura do seu animal de estimação. O processo demora um pouco, no entanto, o resultado é o bem-estar a longo prazo para o seu animal de estimação… além de também ficar sem orelhas!
FAQ
O que você pode fazer para eliminar uma infecção de levedura dentro do ouvido do cão?
Para lidar com a infecção relacionada à levedura que se desenvolveu e que está afetando os ouvidos do seu cão, você pode mudar seu cão para uma dieta de carne crua com alimentos integrais, aplicando tratamentos calmantes como vinagre de maçã diluído ou óleo de verbasco para obter alívio instantâneo.
Quais alimentos desencadeiam infecção por levedura nos “ouvidos” dos cães?
Dietas ricas em carboidratos, como grãos, legumes e amidos, podem induzir doenças por levedura em cães, ao interromper o microbioma intestinal e também fornecer carboidratos que promovem o crescimento da levedura.
O que causa a morte de leveduras em cães?
Remédios herbais como óleo MCT, alho, bem como ervas como pau d’arco e folha de oliveira são capazes de combater a levedura, enquanto probióticos, bem como ácidos graxos ômega-3, ajudam a melhorar a digestão e a prevenir o retorno da levedura.
O que não deve ser dado ao seu cão se você tiver uma infecção de levedura?
Cuidado com alimentos processados e produtos ricos em carboidratos, como grãos, vegetais ricos em amido, que podem causar inflamação e crescimento excessivo de leveduras em cães.
Post Comment