×

O óleo de coco é seguro para gatos?

O óleo de coco é seguro para gatos?

O óleo de coco é seguro para gatos?

O óleo de coco é seguro para gatos?

O óleo de coco tem sido utilizado para cozinhar por muitos anos, no entanto, nos últimos anos, a popularidade do óleo de coco como uma cura holística explodiu. Pessoas que apoiam o óleo de coco elogiam os muitos benefícios que o óleo de coco tem para os humanos. Ele é tão conhecido que os usuários estão começando a oferecê-lo aos seus gatos para colher benefícios semelhantes aos que eles estão obtendo de seus próprios corpos.

O óleo de coco pode ser útil ou prejudicial para gatos? O dono de gato que é bem-intencionado deve saber tudo o que puder sobre o óleo de coco antes de administrá-lo aos seus felinos.

Autor: Julia

O que é óleo de coco?

O óleo de coco é extraído de cocos maduros e pode ser utilizado em produtos saudáveis ​​e alimentícios. É uma fonte de ácidos graxos saturados, também conhecidos como triglicerídeos de cadeia média (MCTs). Os MCTs, além dos óleos de palmiste, podem ser melhor digeridos do que os triglicerídeos de cadeia mais longa (como azeite de oliva, óleo de abacate, óleo de soja ou óleo de pesca). 1 Portanto, acredita-se que os MCTs forneçam energia mais rápida em comparação aos triglicerídeos de cadeia longa. Eles também tendem a ser menos propensos a se transformar em gorduras no corpo.

Os MCTs podem ser compostos de várias cadeias de ácidos graxos. Isso inclui ácido caprílico e ácido cápsrico. Ambos são comprovadamente antifúngicos por meio de estudos de pesquisa em laboratório. Além disso, eles contêm ácido láurico que foi comprovado como antifúngico, bem como antibacteriano e antiviral. 2 O óleo de coco pode conter ácidos caprílico, cápsrico e láurico, razão pela qual os indivíduos ficariam encantados com seus benefícios relacionados à saúde.

Por que meu gato está vomitando a comida?
Por que meu gato está vomitando a comida?

O óleo de coco tem benefícios reais?

Embora haja alguma evidência de que o óleo de coco tenha benefícios para a saúde, é importante reconhecer que tais alegações não têm necessariamente o apoio de pesquisas. As pesquisas têm sido, em sua maioria, inconclusivas e, principalmente, em humanos. 3 Isso não significa que o óleo de coco seja ineficaz ou perigoso; é apenas para salientar que os benefícios do óleo de coco para a saúde não são confirmados em animais.

O óleo de coco, assim como os outros ingredientes que contêm MCTs, pode possuir propriedades antibacterianas, antifúngicas, anti-inflamatórias, antivirais e anti-inflamatórias. Muitos acreditam que os MCTs presentes no óleo de coco podem ajudar na digestão, aliviar problemas de digestão e até mesmo manter bolas de pelo longe dos gatos. Outra possibilidade é que os MCTs podem auxiliar no poder cognitivo e cerebral de gatos mais velhos.

Muitos donos acham que usar óleo de coco, aplicado topicamente ou oralmente, pode ajudar a melhorar a saúde do pelo do seu animal de estimação e também ajudar a aliviar coceira ou pele seca. Há teorias que sugerem que ele pode ajudar com funções metabólicas, ajudar na perda de peso, aliviar dores de artrite e também aumentar a saúde dos ossos.

É importante ter em mente que essas declarações não são verificáveis ​​e não são apoiadas por nenhuma evidência.

O óleo de coco é seguro para meu gato?

Muitos dos benefícios listados fazem o óleo de coco parecer a mais recente cura mágica. É possível que você já esteja sentindo os efeitos positivos. Se você está pensando que o óleo de coco pode ser a melhor opção para seu animal de estimação, é melhor primeiro conversar com seu veterinário para orientação. Embora o óleo de coco não seja prejudicial para gatos, ele pode não ser a melhor adição à dieta de todos os gatos. 

Cada mudança na dieta, suplementos ou medicamentos pode impactar a saúde do seu gato. Com base no gato que você tem, um aumento na ingestão de gordura pode causar problemas de digestão ou ganho de peso. Seu veterinário está ciente do passado e da saúde do seu gato e ajudará você a fazer a escolha certa.

O consumo de óleo de coco geralmente não é recomendado por veterinários. Isso se deve ao fato de que os possíveis benefícios discutidos nos parágrafos acima são relatados por indivíduos de estimação, mas não confirmados por pesquisas científicas. Para determinar a eficácia e a segurança do óleo de coco, é necessário testá-lo em um ambiente controlado que tenha uma ampla amostra de teste que seja reproduzível e revisada por pares. 

Um estudo de uma quantidade limitada de gatos publicado em 1985 revelou que os gatos são propensos a evitar dietas que contenham quantidades muito baixas de MCTs. Isso significa que os gatos provavelmente os acharão desagradáveis. 4 Portanto, mesmo que o funcionário da loja de animais local seja fã de um óleo feito de coco que ajudou seu animal de estimação, há alguma maneira de saber se ele terá o mesmo efeito em seu gato ou não.

Como posso usar óleo de coco?

No caso de o óleo de coco não ser exatamente o que foi feito para ser, então o que exatamente você deve fazer para usá-lo em seu animal de estimação? Em primeiro lugar, evite usar óleo de coco em seu animal de estimação até que você tenha falado com seu veterinário, que informará os usos apropriados e quais quantidades são apropriadas.

Uso tópico

É possível que o tratamento tópico seja seguro e fácil de usar para problemas de pele. Mas, é provável que seu gato lamba a solução depois de aplicada. O gato ingerirá o óleo e poderá irritar a pele naquele local. É possível usar um xampu de venda livre que tenha óleo de coco de fonte orgânica (embora muitos gatos não gostem de tomar banho por longos períodos de tempo). No entanto, certifique-se de que ele seja projetado para uso em gatos.

Uso oral

Em alguns casos, o uso oral é possível se seu veterinário concordar. Siga as instruções do seu veterinário sobre a quantidade de uso, frequência e formulação. Eles podem lhe dar a dosagem certa, para que você não faça a coisa errada dando muito de uma vez e saia com uma oleosidade, gotejamento e uma bagunça em suas mãos. Eles também poderão aconselhá-lo sobre os riscos e benefícios potenciais do óleo de coco tomado por via oral no caso de seu gato ser suscetível a ganhar peso ou estiver sofrendo de pancreatite ou distúrbios do intestino irritável ou qualquer outra doença ou problema metabólico.

Fontes do artigo

  1. O Uso de Triglicerídeos de Cadeia Média em Distúrbios Gastrointestinais. Practical Gastroenterology.
  2. Óleo de coco . Pennington Biomedical Research Center. Escola de Nutrição e Ciências Alimentares. Louisiana State University.
  3. Lima, R. e Block, J. Óleo de coco O quanto temos a dizer sobre ele até o momento ? Qualidade e Segurança Alimentar . 2019;3(2):61-72. doi:10.1093/fqsafe/fyz004
  4. MacDonald ML, Rogers QR, Morris JG. Os gatos são incapazes de responder aos triglicerídeos de cadeia média na dieta e ao ácido capsílico . Physiology & Behavior . 1985;35(3):371-375.

Post Comment