Por que os cachorros lambem os lábios?
Por que os cachorros lambem os lábios?
Se você observar cães lambendo os lábios e achar que eles estão apenas comendo ou salivando por algo. No entanto, se não houver nada para comer, o cão pode estar mordendo os lábios devido a algo acontecendo ao redor deles que eles acreditam ser uma ameaça. Lamber os lábios é um dos métodos de comunicação entre cães, e os cães que estão lambendo os lábios usam a linguagem corporal da boca para comunicar o que estão sentindo.
O artigo a seguir explicará o que significa quando os cães estão mordendo os lábios sem nenhuma conexão com a alimentação e o que você pode fazer para interromper esse comportamento.
Autor: Julia
O que é lamber os lábios em cães?
Lamber os lábios se assemelha ao que é chamado de cachorro lambendo os lábios. Se você vir os lábios do cachorro lambendo mesmo que não haja nada para comer, o cachorro provavelmente está tentando comunicar a mensagem.
O que significa lamber os lábios do cachorro?
O treinador de cães e comportamentalista Turid Rugaas criou a expressão “sinais calmantes” para se referir à lambida dos lábios, bem como a outros comportamentos dos cães. 1 A lambida dos lábios também pode ser considerada uma expressão de apaziguamento . Os cães exibem certos comportamentos e comportamentos quando estão inquietos ou estressados. O motivo geralmente é porque há algo acontecendo ao redor deles que eles consideram um perigo. Animais de estimação que lambem os lábios geralmente enviam sua mensagem de que estão preocupados.
Eles se sentem ameaçados
Os cães lambem os lábios para acalmar e confortar o animal ou pessoa que eles percebem como perigoso, para que possam afastar a ameaça de agressão. Um bom exemplo é o caso dos cães que são repreendidos depois que seus donos chegam em casa e descobrem que o cão sofreu um ferimento em casa. Os cães podem não ser capazes de conectar a punição a se deixarem entrar em casa.
Em vez disso, ele pode ver seu dono como a ameaça. Ele pode estar gritando e olhando para o cão. O cão pode fazer um gesto afetuoso, como lamber os lábios, e então evitar sua atenção. É uma maneira de sinalizar que ele não está em perigo para a pessoa que está agindo violentamente.
Eles podem estar confusos
Os cães podem mostrar sinais de apaziguamento, como lamber os lábios e chorar quando estão com raiva ou confusos. A maioria dos donos notou isso em sessões de treinamento nas quais seus cães não estão entendendo os conceitos ensinados. Se você observar lambidas nos lábios, arranhões ou bocejos, o nariz do cão está cheirando, é necessário interromper seu programa de treinamento. 2 Um cão não pode aprender nada de novo em um ambiente estressante.
Para concluir com uma nota positiva, faça com que seu cão faça coisas com as quais ele já esteja familiarizado, como sentar. Você pode recompensá-lo com uma guloseima e um elogio estimulante. Em seguida, conclua o exercício de brincadeira. Você pode tentar se envolver com seu cão por um curto período para criar vínculos e ajudar seu animal de estimação a relaxar.
Problemas de saúde
Outra causa possível para a lambida excessiva dos lábios dos cães pode ser uma relacionada à saúde . Os cães podem lamber os lábios como resultado de vômitos devido a doenças dentárias, náuseas ou desconforto dentário. 3 Esteja ciente de outros indicadores de doenças e fique de olho em seu animal de estimação. Se não tiver certeza, ligue para seu veterinário.
O abeto / Vin Ganapathy
O que fazer se seu cachorro estiver lambendo os lábios
Lamber os lábios pode ser considerado um sinal de submissão para impedir que a agressão cresça, no entanto, pode ser uma indicação de que um cão está infeliz e estressado quando confrontado com um problema. 4 Este movimento de apaziguamento pode ser a primeira tentativa de afastar a ameaça – seja para impedir que seu dono grite com ele ou para fazer com que outros cães não latam para ele, por exemplo.
Mas isso não é uma garantia de que o cão provavelmente não ficará na defensiva quando o perigo continuar. O cão que está na defensiva pode recorrer a um comportamento violento no caso de os esforços de apaziguamento falharem.
Determinar a fonte
Se você vir cães lambendo os lábios, vire-se e deixe-o ter algum espaço para relaxar. Descubra a causa que está causando a preocupação em seu cão e, em seguida, remova a fonte, tanto quanto puder. Isso evitará o risco de uma possibilidade de ser mordido por um animal que é compelido a se defender.
Mantenha-se positivo
Se o lábio do seu cão estiver lambendo perto do veterinário, ou em outra área que o esteja deixando ansioso, tente guiar a atenção do seu cão em uma direção positiva. Tente pedir para ele realizar uma tarefa e recompense o cão por concluí-la. Não conforte seu cão se ele estiver nervoso, pois isso só aumenta a ansiedade ou o medo.
Encerrar a sessão de treinamento
Se os lábios do seu cão estiverem lambendo em uma sessão de treinamento, você deve encontrar uma maneira de concluir a sessão com uma nota positiva (peça ao cão para executar algo com o qual ele esteja familiarizado e, em seguida, encerre completando a sessão de treinamento). Na próxima vez, divida o comportamento ou ato em pequenos segmentos para torná-lo mais simples para o seu cão entender. Eles são frequentemente chamados de comportamentos de “moldagem” .
Vá ao veterinário
Se você notar que seu cão está lambendo os lábios na ausência de uma ameaça clara, e não há comida disponível, é uma boa ideia investigar mais a fundo. Pode haver algo acontecendo no ambiente que o deixa desconfortável. Esteja ciente de que pode ser um problema de saúde que causa náusea ou desconforto na boca. Se você não tiver certeza, leve seu animal de estimação ao veterinário para uma visita.
- Rugaas, Turid. A Arte de Falar com Cães: Sinais Calmantes. Dogwise Publishing, 1997.
- Sinais de que seu cão está estressado e como aliviá-lo. Hospitais de animais VCA.
- Distúrbios da boca em cães. Manual veterinário Merck.
- Csoltova E Martineau M Boissy A, Gilbert C. As reações fisiológicas e comportamentais quando os cães são submetidos a um exame por um veterinário a interação entre cão e dono melhora o bem-estar canino . Physiol Behav., vol. 177, 2017, pp. 270-281. doi:10.1016/j.physbeh.2017.05.013
Post Comment