Sinais de ácaros de ouvido em cães (mais: tratamentos e remédios caseiros)
Sinais de ácaros de ouvido em cães (mais: tratamentos e remédios caseiros)
Se o seu cão estiver balançando a cabeça ou coçando as orelhas, a culpa pode ser das bactérias presentes nos cães.
Boas notícias… como outros parasitas, os ácaros da orelha dos cães não mordem nem cavam. Mas a desvantagem é… eles são extremamente infecciosos e podem causar mais complicações se não forem tratados. Portanto, é fundamental agir imediatamente se seu cão sofre de ácaros da orelha. O objetivo é evitar a propagação e evitar que o cão se machuque.
Este artigo fornecerá informações sobre os ácaros da orelha, incluindo a melhor maneira de identificar esses insetos… e também como eliminá-los.
Autor: Julia
O que são ácaros da orelha ( Otodectes cynotis )?
Há momentos em que as pessoas usam o termo “ácaros da orelha” para se referir à sarna ( sarcóptica ou demodécica ).
Há um ácaro da orelha que é específico para o tipo de ácaro da orelha que discutiremos neste blog. É conhecido como Otodectes Cynotis e está entre os tipos mais populares de ácaros da orelha ( 1 ). Além disso, é um tipo de sarna. Também conhecida como sarna otodécica.
E o que exatamente são esses insetos minúsculos e desagradáveis? Na verdade, eles são anacrídeos… eles são parte da mesma espécie que escorpiões, carrapatos e aranhas. Eles são diferentes de seus primos porque não são propensos a picadas.
Ácaros da orelha geralmente são encontrados dentro do canal auditivo do seu cão… no entanto, eles também podem ser encontrados no corpo. Eles corroem o óleo e a cera que estão dentro do ouvido do seu cão. Isso pode fazer com que seu cão fique com coceira.
Ácaros da orelha são parasitas. Eles não conseguem viver muito tempo sem ter um lar… portanto, quando eles avistam seu animal de estimação, eles estão prontos para ir até sua casa e construir uma casa. O canal auditivo pode ser um lugar ideal para eles se reunirem e comerem.
Os ácaros que causam isso são mais prevalentes entre os gatos… No entanto, eles também podem ser pegos. Eles também são muito infecciosos para gatos, cães e furões. Portanto, se você tem outro animal de estimação, é importante se livrar do problema o mais rápido possível. (Não se preocupe, os ácaros da orelha não costumam ser um problema para os seres humanos. Em casos raros, algumas pessoas podem ter coceira na pele por causa deles.)
Cães mais jovens podem ser mais propensos a ter ácaros de ouvido. Qualquer cão, em qualquer idade, pode desenvolvê-los.
Como os cães pegam ácaros da orelha
Os cães podem pegar ácaros de ouvido na natureza. No entanto, eles geralmente vêm de um animal de estimação diferente… que é um furão de estimação, gato ou até mesmo um gato. Gatos que vivem ao ar livre são a causa mais comum de infecções. (Raposas também são propensas a ácaros de ouvido… Mas o cão provavelmente não estará no mesmo lugar!)
De acordo com o Companion Animal Parasite Council, os gatos podem ter até 1.000 ácaros por orelha. Em geral, os cães têm quantidades menores de. (O site também inclui excelentes fotos ampliadas dos ácaros das orelhas… só para o caso de você estar interessado em ver como eles são!)
Quando seu cão desenvolve ácaros da orelha, eles podem se espalhar rapidamente. Ácaros fêmeas são capazes de botar até 15 ovos ao longo de sua vida. Os ovos eclodem após cerca de 4 dias… As crianças botam seus próprios ovos. O processo de ovo para ovo leva de 18 a 28 dias.
Eles podem ser facilmente espalhados, não apenas para seu cão, mas também para outros animais de estimação. Portanto, se seu cão sofre de ácaros de ouvido, certifique-se de verificar seu furão ou gato também. É possível que você precise de tratamento adicional.
Ácaros de ouvido podem ser quase invisíveis para qualquer pessoa com olhos claros. Os sintomas são comparáveis a outros problemas que afetam o ouvido.
Sinais de que seu cão pode ter ácaros na orelha
Existem alguns sintomas de ácaros na orelha do seu animal de estimação.
- A orelha está coçando
- Balança a cabeça
- Orelhas caídas (se o seu cão normalmente tem orelhas retas)
- Corrimento escuro – marrom avermelhado, como borra de café
- O ouvido pode cheirar mal
- Lesões na pele ao redor da orelha (por coçar o cão e ficar infectado)
- Pequenos pontos brancos que lembram alfinetes flutuando
Quando deixados sozinhos, os ácaros da orelha podem resultar em problemas mais sérios. Se você não remover os ácaros da orelha, eles (e a coceira do seu cão) podem resultar em…
- Perda auditiva
- Perda de equilíbrio
- Lesões no ouvido externo ou interno
- Hematoma da orelha
- Sensibilidade ao ruído
- Infecção Secundária
Portanto, você precisará limpar sua cabeça antes que o problema fique muito grave. Se você quiser ter certeza de que é uma infecção de ouvido, não outro problema de ouvido, você pode precisar procurar o conselho do seu veterinário. Talvez não precise! Continue lendo para aprender a melhor maneira de evitar as despesas de uma visita ao veterinário.
Como diagnosticar ácaros de ouvido em cães
Há uma chance de você detectar ácaros de ouvido por conta própria, sem precisar ir ao veterinário. É assim que você pode fazer isso.
- Utilize uma bola de algodão para recolher alguns pedaços de detritos que se acumularam no canal auditivo
- Coloque-o contra um fundo escuro.
- Examine-o usando a lupa.
- Encontre pequenos pontos brancos que se movem de forma semelhante à cabeça do alfinete.
Se é isso que você está vendo, provavelmente são ácaros. Se eles não estiverem visíveis, tente novamente. Remova os detritos de uma área diferente, ou de outra… para ver se o primeiro teste falhou em identificar os ácaros. Se você ainda não conseguir ver nenhum inseto branco assustador… você pode consultar seu veterinário para ver a aparência.
No entanto, você também pode evitar uma visita ao veterinário tentando qualquer uma das três soluções listadas no artigo a seguir. Esses são ótimos remédios gerais para infecções de ouvido que podem ser eficazes para tratar ácaros de ouvido também.
Se você decidir visitar um oftalmologista… descobrir se você tem ácaros nas orelhas será simples.
- É provável que seu médico consiga confirmar a presença de ácaros na orelha por meio de uma inspeção dos olhos usando um ortoscópio.
- O médico pode ter que estudar a secreção com microscópio.
Aviso: Se o seu cão estiver muito choroso e com coceira, alguns veterinários podem decidir administrar sedação durante o teste. Cuidado com esse tratamento para seu animal de estimação! Se você está preocupado que seu cão possa ter dificuldade para examinar Dê a ele um calmante Remedy Remedy, bem como óleo de CBD antes de ir ao veterinário.
Se o seu veterinário descartar a possibilidade de ácaros de ouvido, pode ser um tipo diferente de infecção de ouvido. Abaixo estão algumas informações sobre vários problemas com o ouvido que podem ajudar a determinar o que está errado.
No entanto… como você procede se o veterinário disser que os ácaros da orelha estão lá? Se você tem um veterinário padrão, ele levará seu cão ao veterinário para tratamento com medicamentos ou pesticidas. Este é o momento perfeito para poder dizer “não, obrigado” .
Tratamento de ácaros da orelha em cães
Analisaremos alguns dos tratamentos mais populares contra ácaros da orelha e descobriremos por que as soluções naturais são as melhores (e mais seguras) para seu animal de estimação.
No começo… seu veterinário pode recomendar limpar as orelhas do seu cão usando uma das soluções medicamentosas. Limpadores de ouvido que contêm um ingrediente medicamentoso podem perturbar o microbioma das orelhas do seu animal de estimação. Eles aumentarão a probabilidade de sofrer de infecções de ouvido no futuro.
Ele pode então prescrever um medicamento para combater parasitas ou pesticidas, como …
- Tratamentos tópicos antiparasitários como Revolution e Advantage.
- Pesticidas orais ou injetáveis, como Ivermectina (Ivomec) e Bravecto.
Os nomes de vários dos medicamentos listados acima. Os mesmos medicamentos que os veterinários oferecem para o tratamento de carrapatos e pulgas ou prevenção de dirofilariose. Esses são venenos dos quais você deve ter cuidado, se puder. Certos veterinários também podem recomendar antibióticos e antifúngicos se houver uma infecção secundária.
Efeitos colaterais dos medicamentos contra ácaros da orelha
Cada um deles é perigoso para cães. A maioria deles funciona por meio de parasitas paralisantes (sejam carrapatos, pulgas e dirofilariose). Essas são neurotoxinas e também podem causar danos ao cão. Alguns efeitos colaterais sérios são:
- Tremores
- Convulsões
- Ataxia (incoordenação)
- O vômito ou diarreia
- Perda de apetite
- A pele pode ficar irritada
- Letargia
Os ácaros vivem um ciclo de três semanas… E a medicação mata apenas ácaros maduros. Isso significa que eliminar os ácaros pode levar um tempo e seu cão pode tomar a medicação por algum tempo.
Aqui estão algumas alternativas mais seguras para eliminar ácaros da orelha de animais de estimação.
3 remédios caseiros para ácaros de ouvido em cães
Lembre-se de que os animais de estimação também podem estar sofrendo de ácaros nas orelhas. Examine todos eles e, se for descoberto que eles têm, você terá que tentar tratamentos em todos eles!
Essas opções são mais suaves para limpar as orelhas do seu cão do que medicamentos… e removerão os ácaros da orelha dos quais os cães sofrem também. Existem algumas maneiras de se livrar dos ácaros da orelha sem medicamentos.
#1 Azeite de Oliva
No Manual de Medicina Veterinária Natural … os veterinários Susan G Wynne DVM e Steve Marsden DVM recomendam este método:
- Lave bem o ouvido com azeite de oliva
- Retire o máximo possível de detritos
- O óleo ajuda a sufocar os ácaros.
- Repita a cada três dias durante 2 semanas.
Como os ácaros da orelha nascem a cada 4 dias, essa rotina é uma boa maneira de eliminá-los.
Além disso: você pode adicionar de 1 a 3 gotas de um desses óleos essenciais a 1 colher de sopa de azeite de oliva para ajudar a acelerar a recuperação do seu cão:
- Hortelã-pimenta (pelos seus efeitos anestésicos)
- Catnip (ajuda a controlar ácaros)
- Erva de São João ( Hypericum ) reduz o desconforto
- Calêndula (cura a pele da orelha)
#2 Óleo de Alho
Os herbalistas Mary Wulff e Greg Tilford ( Herbs For Pets) recomendam óleo de alho para tratar ácaros da orelha. É porque o alho é uma fonte de enxofre, e os ácaros não gostam deles, o que o torna um antiparasitário eficaz. O alho também tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. Portanto, pode ajudar com infecções secundárias devido a ácaros da orelha.
Há uma maneira de comprar óleo de alho em lojas de produtos naturais… Ou crie o seu próprio, quebrando dois dentes de alho em uma xícara de azeite de oliva. Deixe descansar por uma noite e então retire o alho e guarde o óleo em uma jarra de vidro.
Use o óleo no ouvido duas vezes ao dia. (Seu cão pode estar cheirando um pouco como o cheiro de um restaurante italiano!)
#3 Chá Verde
O chá verde é um antisséptico potente, que vai livrar você dos ácaros. Além disso, ele ajuda a remover os resíduos de “borra de café” pelos quais os ácaros da orelha são conhecidos.
- Utilize um saquinho de chá ou uma colher de sopa de chá verde solto na água quente de uma xícara.
- Deixe ferver por alguns minutos e depois coe
- Deixe esfriar até a temperatura ambiente.
- Use um conta-gotas para colocar 3-4 gotas de chá em cada ouvido.
- Acaricie as orelhas do seu cão com uma massagem suave (ele vai adorar!)
- Mergulhe uma bola de algodão no chá e esfregue o interior da orelha dela
Repita isso todos os dias durante quatro semanas para eliminar os ácaros da orelha.
É recomendado evitar esses parasitas a todo custo. Como você pode fazer isso?
Como prevenir ácaros da orelha do cão
Como sempre… O método mais eficaz para impedir que qualquer parasita se instale em seu animal de estimação é garantir que ele esteja saudável e com boa saúde. É essencial ter um sistema imunológico forte para ser menos atraente como anfitrião de B&B.
Há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a prevenir a infecção por ácaros da orelha antes que ela se torne um problema:
- Certifique-se de que seu cão receba a melhor comida completa e dieta crua que você puder pagar.
- Tenha cuidado para não vacinar em excesso. Dê apenas as vacinas que seu cão precisa.
- Cuidado com antibióticos, bem como outros produtos químicos farmacêuticos e pesticidas. Em vez disso, use remédios alternativos que sejam naturais.
- Reduza a quantidade de produtos químicos que seu cão tem em seu habitat.
- Use produtos de limpeza naturais para sua casa
- Não utilize produtos químicos para gramados nem fertilizantes no seu quintal.
- Seu cão pode ser banhado com xampu orgânico e totalmente natural
Você deve limpar as orelhas do seu cão para prevenir ácaros?
Alguns especialistas sugerem uma limpeza diária para ácaros da orelha para ajudar a prevenir outros problemas com o ouvido. No entanto, a limpeza excessiva pode perturbar o equilíbrio saudável de bactérias presentes no ouvido do seu cão. Mesmo que haja alguma crosta no ouvido em geral, ela irá limpar gradualmente. A melhor coisa a fazer é manter as orelhas do seu animal de estimação para si mesmo no caso de ele estar desconfortável.
Portanto, mantenha as orelhas do animal de estimação frequentemente para garantir que você não tenha outro problema. Se você notar algo que esteja causando, tome uma dessas soluções assim que perceber. No caso de seu cão sofrer de outro tipo de problema auditivo, essas 3 soluções também podem ser úteis.
Além disso, tente garantir que seu animal de estimação esteja longe de gatos de rua ou de pessoas da vizinhança que possam carregar os animais!
No entanto, se seu cão tiver ácaros na orelha, agora você tem alguns métodos básicos e seguros para eliminá-los.
Perguntas frequentes
Como você pode remover os ácaros da orelha dos cães?
Para eliminar os ácaros da orelha em cães, limpe as orelhas afetadas com a ajuda de um limpador suave, que removerá os detritos. Aplique um creme antiparasitário natural projetado especificamente para os ácaros da orelha. Em casos extremos, o veterinário pode prescrever medicamentos como selamectina e ivermectina.
Qual é a melhor maneira de saber se um cão está sofrendo de ácaros nas orelhas?
Existem vários sinais de ácaros de ouvido que você precisa procurar. Muito coçar no ouvido ou balançar a cabeça, cheiro forte, bem como uma secreção preta, cor de café dentro dos canais auditivos são as indicações mais óbvias. É possível observar sinais adicionais de irritação no ouvido que incluem o ouvido do seu cão parecer vermelho e inflamado.
O que causa a morte natural dos ácaros da orelha?
Existem métodos de tratamento natural para eliminar ácaros da orelha. Isso inclui o uso de azeite de oliva ou chá verde dentro do canal auditivo que pode aliviar a coceira e ajudar a afastar os ácaros. Eles podem ajudar a soltar as obstruções dentro do canal auditivo e reduzir o número de ácaros.
Humanos podem pegar ácaros de ouvido de cães?
Há muitas pessoas que perguntam “os humanos podem pegar ácaros da orelha em cães?” É muito raro e não comprovado ainda, é verdade que os humanos podem ser infectados por ácaros da orelha que os cães. Mas, a infecção humana geralmente desaparece por conta própria porque esses ácaros são mais atraídos pela área da orelha do animal de estimação do que pelos seres humanos.
Post Comment