Você deve tosar seu cachorro no verão?
Você deve tosar seu cachorro no verão?
Está úmido e quente em toda a América do Norte nesta época do ano. Os animais de estimação também estão sentindo o calor, e é por isso que muitos de nós com pelagem dupla nos perguntamos “devo tosar meu cachorro no verão?”
Resumindo, você não deve cortar o pelo do seu cão no verão. Não se limita apenas às raças super peludas do Norte. Isso se aplica a todas as outras raças com pelagem dupla também. Raças de pastoreio, como Aussie Shepherds, Border Collies e Shelties, são de pelagem dupla. Eles também são Golden Retrievers. Labradores, Springer Spaniels, Newfoundlands, Bernese Mountain Dogs e muitos outros. Não é recomendado raspar todos eles no verão.
Saiba mais sobre os motivos pelos quais raças de cães com pelagem dupla não devem ser tosadas e também os motivos…
Autor: Julia
Como funcionam as camadas duplas
Raças de pelagem dupla vêm com duas camadas de proteção contra o clima frio. Os pelos da longa proteção formam a pelagem externa e protegem contra gelo ou neve e podem até mesmo liberar água. O subpelo macio e flexível fica logo abaixo da pele e garante que seu animal de estimação fique confortável e seco. No inverno, essa camada de pelo pode se tornar tão densa que você acha difícil identificar a pele do seu animal de estimação.
No verão, é recomendado que seu cão perca o pelo macio, deixando apenas os pelos de proteção. A função dos pelos de proteção em altas temperaturas é proteger seu animal de estimação de queimaduras solares, bem como protegê-lo das temperaturas. Na ausência de um pelo de proteção, o ar circula pelos pelos de proteção e resfria a pele.
Em contraste com raças de pelagem única, que têm pelos que crescem e crescem, as pelagens duplas se desenvolvem até um comprimento específico e nunca ficam mais longas. Portanto, você pode raspar uma pelagem, e então a pelagem cresce e cresce novamente sem alterar o comprimento. No entanto, esse não é o caso das pelagens duplas.
A pelagem dupla de um cão pode causar muitos danos ao pelo.
O barbear altera a textura do pelo
Se você cortar seu animal de estimação de pelo duplo, é provável que você perceba o crescimento de novos pelos bem rápido. O problema é que o subpelo é o primeiro a crescer… o material macio e fofo que fica perto da pele e ajuda a manter seu animal de estimação confortável. Os pelos na proteção se desenvolvem lentamente e logo você começará a notá-los misturados ao subpelo macio.
Nesta fase, você provavelmente descobrirá que a sensação da nova pelagem dupla que está chegando não parece a mesma de antes. Geralmente é “pegajosa” e parecida com velcro. Os cães sairão de fora cheios de sementes, carrapichos, grama, galhos ou qualquer outra coisa em que ele esfregue, colados no pelo de sua pelagem.
A combinação de subpelo macio que cresce com pelos que protegem seu cão pode fazer com que ele fique com calor durante o verão porque o subpelo espesso bloqueia a entrada de ar frio na pele e impede o resfriamento natural. A textura do subpelo também é um bom absorvedor de radiação solar e pode causar superaquecimento.
No inverno, a nova aparência do pelo crescido fará com que o subpelo tenha mais probabilidade de formar nós que podem levar a irritações na pele, como manchas escaldantes . Isso pode aumentar a probabilidade de seu cão desenvolver nós “felpudos” em lugares como as axilas, na virilha, atrás das orelhas ou embaixo do queixo.
Alguns cães podem desenvolver “alopecia pós-tosquia”, o que significa que o pelo não volta a crescer de forma alguma. Isso geralmente é devido a problemas com os hormônios, como hipotireoidismo. Em um estudo, o tratamento com melatonina ajudou a tratar o tipo de alopecia.
Barbear não mantém seu cão fresco
O que se espera que aconteça é que seu cão troque o subpelo durante o verão. Isso deixa pelos na proteção para fornecer calor ao seu cão, enquanto permite que o ar frio circule pela pele.
Os protetores de pelos também evitarão que seu cão sofra queimaduras solares. Alguns cães com pelagem dupla têm pele rosa-clara (especialmente aqueles de raças do norte), assim como humanos com pele clara são mais vulneráveis a queimaduras solares. Os pelos protetores refletem a radiação solar, protegendo sua pele dos danos causados pelo sol.
Se o seu cão usa uma pelagem dupla densa e ainda usa o subpelo durante os meses de verão, você pode pensar que eliminar tudo pode ajudá-lo a se manter fresco.
No entanto, isso não vai acontecer. Em primeiro lugar, qualquer resto de uma camada felpuda após o barbear vai bloquear a entrada de ar frio na pele. No entanto, o corte do pelo deixa o sol entrar na pele. Isso o expõe ao risco de queimaduras solares, superaquecimento e câncer de pele.
Mantenha-se atualizado com a preparação da pelagem dupla
Uma das melhores maneiras de ajudar seu cão de pelagem dupla a permanecer fresco durante os meses de verão é garantir que você o mantenha limpo e arrumado. Penteie ou escove seu cão regularmente para se livrar da pelagem e manter o pelo em guarda, livre de emaranhados. Esta é uma tarefa grande, então certifique-se de ir ao tosador quando não for capaz de lidar com isso sozinho.
Um tosador confiável tem todo o equipamento necessário para concluir o trabalho com eficiência. Você pode pedir para ela dar banho e secar o pelo usando secadores de alta potência. A maioria deles fará uso de uma ferramenta como um machado para se livrar do pelo.
Tenha certeza de que você é cauteloso com o tosador que você escolher usar e garanta que ele esteja ciente de que você não quer que ele corte o pelo do seu cão. Fale com o tosador que vai trabalhar no seu cão, e tenha certeza de que ele tem experiência em trabalhar com cães de pelagem dupla, assim como que ele não é um crente em barbear!
É importante deixar claro porque certos tosadores escolhem pegar um atalho na ausência de diretrizes específicas. Donos de cães com pelagem dupla eram conhecidos por deixar seus animais de estimação em um tosador para um banho, depois secá-los e penteá-los. Quando eles voltaram para pegar seus animais de estimação e descobriram que os tosadores tinham cortado suas pernas.
4 maneiras de ajudar seu cão a se refrescar
Quando o subpelo do seu cão for removido, os pelos da proteção farão seu trabalho naturalmente. Há vários outros passos a serem tomados durante o verão para proteger seu cão de ficar superaquecido.
Leve Água
É extremamente inteligente levar água com seu animal de estimação em caminhadas no verão. É possível comprar garrafas de água para cães com tampas especialmente projetadas para dobrar em um copo para beber. Você também pode encontrar recipientes que podem ser usados como garrafas de água para encher com água de sua garrafa regular ou de um bebedouro. Se seu cão estiver com dificuldade para respirar e a língua estiver se expandindo, certifique-se de dar água a ele.
Saia Quando Estiver Mais Fresco
No pico do verão, é recomendado caminhar com seu cão em horários mais frescos durante o dia, quando a luz do sol não está tão forte. Certifique-se de ficar em lugares que sejam sombreados. Seu cão se sentirá mais confortável caminhando durante o início da manhã, ou mesmo depois de escurecer.
Monitore a atividade dele
Cães que gostam de brincar de buscar podem brincar o dia todo e nem perceber que estão ficando com calor. Esteja ciente dos sinais de que seu cão precisa parar para beber ou tirar uma soneca à tarde! Se a língua do seu cão parece estar para fora e ele está parecendo mais largo do que o normal, é o momento perfeito para se refrescar.
Deixe-o se molhar
Compre uma piscina para seu filho no quintal do seu animal de estimação para que ele possa se refrescar. Você também pode levá-lo para lugares naturais onde ele pode brincar em um riacho, rio e lagoa ou cavar ao longo da lama de uma margem de rio para se refrescar. É verdade que ele estará suado e sujo, no entanto, ele poderá aproveitar longas horas de diversão ao ar livre e não superaquecer.
Ar condicionado e ventiladores de refrigeração interna certamente podem ajudar seu animal de estimação a se manter fresco dentro de casa. Muitos cães preferem deitar no chão frio em vez de um tapete de cama quando está quente – ou talvez bem ao lado da saída de ar condicionado!
Também há almofadas refrescantes para seu animal de estimação e elas são muito eficazes. Almofadas de gel funcionam muito bem e são leves e confortáveis em comparação com almofadas cheias de água. No entanto, você deve estar ciente quando tiver um mastigador animal porque você não quer que ele mastigue o gel.
Experimente coletes de resfriamento
É possível comprar coletes de resfriamento para seu cão. Eles são tipicamente feitos de tecido feito de malha técnica que pode ser molhada e colocada em seu animal de estimação. O tecido cria um impacto evaporativo que é semelhante à sensação de suor humano.
Não envergonhe seu cachorro
Seus cães ficam chateados ou envergonhados sempre que você apara a cabeça deles? Há uma boa chance de que certas raças fiquem. Todos nós sabemos que cães de pelagem dupla parecem artificiais quando são raspados. Talvez eles estejam se sentindo estranhos sem pelagem. Seja qual for o motivo, muitos caninos parecem ficar desconfortáveis com esse novo “penteado”.
Mantenha as coisas simples e deixe que a pelagem do seu cão faça seu trabalho, pois a ordem natural foi planejada pela natureza.
Post Comment